Desde o final do ano passado, nos deparamos com uma série de artigos, posts e eBooks com as principais tendências de marketing para 2023. Se elas vão (ou não) transformar o mercado, ainda é cedo para afirmar. No entanto, é perceptível o quanto as novas tecnologias, processos e metodologias estão mudando totalmente a estratégia das marcas.
Em outras palavras, são novas soluções e conexões com outras áreas dentro da própria empresa. Os dados estão presentes em todas as etapas do processo, reforçando o conceito da Cultura Data-Driven. A Inteligência Artificial apoia o brainstorm e até o atendimento ao cliente. A experiência não fica só no on ou off-line, ela transcende as diferentes realidades.
Afinal, o que é ou não é tendência de marketing e como elas vão impactar o futuro do mercado? A seguir, você confere a resposta para essa e outras perguntas. Acompanhe!
O que não são tendências em marketing para 2023?
É aquele famoso básico ou “feijão com arroz”, como a gente costuma ouvir por aí. Ou seja, são aquelas estratégias consolidadas e já utilizadas por muitas empresas para impactar e engajar os clientes. Portanto, mesmo que façam parte da Transformação Digital do marketing, não são mais uma grande solução inovadora e já deixaram ser tendências de marketing e viraram realidades.
Presença digital, uso de redes sociais, marketing de influência, estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo, uso de chatbots etc. Todas essas tecnologias e metodologias não são grandes novidades na área de marketing. Na verdade, elas se tornaram obrigatórias em qualquer estratégia e as empresas que não adotaram seu uso até o momento já estão atrasadas.
Por exemplo, quando o TikTok lança um novo botão de compra, o Instagram muda seu algoritmo e decide priorizar fotos novamente ou o Google divulga uma nova versão de Analytics. O acompanhamento e o monitoramento precisam fazer parte da rotina do marketing das empresas. Se antes era um diferencial, hoje se tornou essencial se manter atualizado sobre as soluções disponíveis no mercado.
É importante lembrar que tendência não é só sobre tecnologia, ela envolve hábitos de consumo, uso de plataformas e muito mais. Enfim, é sobre o comportamento das pessoas e como as empresas podem se adaptar a essas novas realidades.
A seguir, falaremos mais sobre as verdadeiras tendências, aquelas que mudaram e vão mudar a rotina dos profissionais de marketing. Confira!
Quais são as verdadeiras tendências de marketing para 2023?
Faz algum tempo que estamos passando por grandes mudanças no marketing das empresas, movidas não só pelos novos comportamentos e exigências dos clientes, mas também pela tecnologia que evolui mais rápido a cada ano.
Em outras palavras, a relação entre marcas e pessoas mudou bastante e quem não se adaptar a esse novo cenário pode ter um futuro desafiador pela frente.
Nos tópicos a seguir, reunimos as cinco principais tendências que devem dar um novo rumo para as estratégias de marketing em 2023. Acompanhe e veja o que pode ou não ser implementado no planejamento da sua empresa.
5 tendências de inovação e marketing que devem mudar o futuro do mercado
1. Martechs
É hora das startups especializadas em marketing! Essas novas empresas que conectam marketing e tecnologia na busca por melhores resultados cresceram muito nos últimos anos e devem se consolidar ao longo de 2023, mesmo com muitos desafios pela frente.
Segundo dados divulgados pela plataforma Distrito, que conecta soluções para startups, houve uma queda em 45% na captação de investimentos em startups brasileiras entre 2021 e 2022. Concluindo, as martechs também foram impactadas por esse período de recessão.
Em 2023, essa conexão entre marketing e tecnologia será buscada por diversas empresas do mercado, reforçando a importância das martechs daqui para frente. O uso de dados e ferramentas que automatizam os processos burocráticos também deve crescer.
Então, é melhor ficar de olho para aproveitar a melhor oportunidade. E se você pretende realmente acertar com o marketing da sua empresa, precisa começar a pensar na contratação de uma martech em vez de agências de publicidade tradicionais.
2. Inteligência Artificial
Muito se tem falado sobre o uso de ChatGPT e DeepAI no dia a dia dos profissionais que atuam na área de marketing das empresas. Bem, esse é apenas o começo.
As novas tecnologias baseadas em Inteligência Artificial devem ser usadas com mais frequência em diversas áreas, que vão desde a obtenção de insights até o atendimento ao cliente, sempre visando melhorar a experiência.
Porém, é importante ter cuidado sobre o seu uso. Afinal, não sabemos exatamente a origem dessas informações e como elas são conectadas para gerar as respostas e as imagens buscadas ao escrever a descrição ou fazer uma pergunta nas plataformas.
Recentemente, a Getty Images processou a Stability AI no Supremo Tribunal de Justiça de Londres. Na ocasião, o banco de imagens alegou que o gerador de imagens com base em Inteligência Artificial teria infringido os direitos autorais de conteúdos que estavam em propriedade ou representados pela empresa.
Ou seja, por mais que a utilização dessas ferramentas cresça cada vez mais, é importante acompanharmos de perto e monitorar a melhor forma de implementá-las na sua estratégia. Lembre-se disso!
3. Marketing Conversacional
É uma estratégia que usa conversas automatizadas em tempo real para conduzir as pessoas ao longo da sua experiência com a marca. Sendo assim, ela está relacionada com o uso das tecnologias de Inteligência Artificial, como o chatbot inteligente, para gerar melhores resultados e aumentar o engajamento com a sua marca.
Com as pessoas cada vez mais conectadas em plataformas digitais, inclusive as redes sociais, essa solução surge como uma alternativa interessante para ganhar agilidade. Além disso, as empresas mantêm um atendimento personalizado, sem perder relevância para o cliente durante a interação com a tecnologia.
Por exemplo, você sabia que 80% dos brasileiros usam o WhatsApp para se comunicar com as empresas? Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo instituto de pesquisas, Opinion Box.
Oferecer um atendimento de qualidade nessa e em outras plataformas é fundamental para conquistar bons resultados. Portanto, a digitalização do atendimento coloca o Marketing Conversacional como uma das principais tendências de marketing no futuro.
4. Experiência Phygital
A conexão entre os universos on e off-line é um dos principais critérios que garantirão a melhor experiência do cliente com uma marca. Desse modo, durante muito tempo, devido às restrições da pandemia, essa conexão era difícil de acontecer por motivos óbvios.
Com a expansão da vacina e a redução de casos por Covid-19, abriu-se uma nova possibilidade de interagir e se relacionar com os seus clientes humanamente e de maneira personalizada.
Então, grandes marcas que nasceram digitais, como a Amazon e a SHEIN, já mostraram que as lojas físicas podem ser uma alternativa para impactar seus atuais e potenciais clientes de diferentes formas.
A percepção sobre a importância do digital e do físico é uma das tendências quando falamos em experiência do cliente, ou seja, integrar à sua jornada, mostrando que a sua marca está presente de todas as formas e nas ferramentas disponíveis no mercado.
5. Conteúdo para o Metaverso
Por mais que a moda do Metaverso tenha passado, ainda há grande expectativa sobre o impacto que essa nova realidade deve causar no futuro. Tanto é que muitas empresas já estão planejando ações e, algumas delas, inclusive já deram os primeiros passos na digitalização de seus produtos.
Desde assinar novas skins para avatares de jogos como Fortnite, Roblox e FreeFire, até criar peças e produtos em formatos de NFTs, Nike, Itaú, Ralph Lauren, Gucci, além do McDonald’s lançaram novos conteúdos interativos adaptados para a plataforma.
Inclusive, artistas (inter)nacionais, como Ariana Grande, Ed Sheeran e Emicida já se apresentaram nas plataformas digitais. Sendo assim, diante dessa evolução rápida e constante, o que podemos esperar para o futuro?
Essa possibilidade de disrupção em um curto prazo de tempo coloca o conteúdo para o Metaverso como uma das tendências de marketing.
Lembrando que essa realidade já faz parte do dia a dia da GenZ desde que ela veio ao mundo. Na maioria das vezes, ela prefere assistir a um show ao vivo via plataforma a ir até o barzinho [no caso de artistas menos conhecidos] ou casa de espetáculos para esse fim.
Além disso, quando as pessoas dessa geração participam desse tipo de evento, assim como na vida fora das telas, gostam de usar looks da moda e “de marca” em seus avatares.
É essa a próxima geração de adultos economicamente ativos que teremos pela frente. Pense nisso!
Como as empresas podem se preparar para o futuro?
Ao longo da sua jornada de evolução e inovação, as tendências de marketing podem se tornar desafios para as lideranças das empresas. Não quer dizer que seja ruim, mas pode dificultar os processos durante a mudança.
Por isso, contar com o apoio de um parceiro que conheça as novas tecnologias do mercado e saiba como implementá-las aos diferentes modelos de negócios de forma inovadora é tão importante. Em outras palavras, você sabe que pode contar com a Brivia nessa jornada de Transformação Digital do Marketing.
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