Entre as tendências do universo digital, NFT (token não-fungível) pode funcionar como uma ótima entrada VIP para experiências exclusivas e personalizadas no futuro.
Como a imagem de um macaco mascando chiclete — não palpável, existindo apenas no mundo digital — pode ter chegado ao valor impressionante de R$ 6 milhões? E mais! O que levou ela e outras imagens da mesma coleção a atrair compradores como Neymar, Justin Bieber e Madonna entre outras personalidades famosas?
O que sabemos é que as NFTs (tokens não-fungíveis) chegaram para ficar. Uma pesquisa da Juniper Research, mencionada no Money Times, mostrou que as transações globais de NFTs devem aumentar de 24 milhões, em 2022, para 40 milhões, em 2027. Veja mais!
O que são NFTs?
NFT são ativos digitais que funcionam como um certificado da autoria e propriedade sobre determinado produto que é 100% digital. É um bem único, insubstituível e que não pode ser replicado. A sigla quer dizer Non-Fungible Tokens, ou Tokens Não Fungíveis, em sua tradução literal.
Como está o mercado de NFT?
O universo de NFT (token não-fungível, na tradução em português) vem se popularizando com o passar dos anos, principalmente com o avanço de tecnologias como Web3 e Metaverso.
Apenas em 2021, as negociações dos non-fungible tokens movimentaram quase R$ 25 bilhões globalmente, de acordo com os dados publicados pela empresa DappRadar e que foram divulgados pelo UOL.
O curioso é que mesmo com toda expectativa do mercado brasileiro sobre esses ativos digitais, em 2022, os resultados dos NFTs não foram tão positivos. Um relatório divulgado pelo Balthazar DAO mostrou que as vendas sofreram queda de US$ 100 milhões (R$ 524 milhões, aproximadamente) no mês de novembro.
O grande boom desses bens digitais criptografados aconteceu em 2019 e, desde então, vêm ganhando cada vez mais atenção não somente das celebridades, mas também das marcas e do mercado.
Para que se usa uma NFT?
Afinal, para que serve um NFT e qual a sua diferença para um JPG bonito em uma carteira digital?
Em primeiro lugar, é importante entender que uma das características principais de um token não-fungível é a sua flexibilidade: ele pode representar qualquer coisa, desde um produto até uma experiência.
Além disso, esse ativo digital representa algo único e não-cambiável. É um item exclusivo que pode oferecer entrada VIP para o universo de novas experiências, digitais e/ou físicas.
Até o momento, a aplicabilidade dos NFTs ainda precisa de um tempo de maturação para se consolidar no mercado, segundo especialistas da área.
Porém, é justamente nesta fase que as marcas devem estar conectadas com o assunto. No futuro, podem traçar suas estratégias com base na evolução desses produtos digitais, oferecendo experiências exclusivas ao seu público por meio deles.
Artistas, marcas e até grandes competições internacionais, como a NBA, já sabem como monetizar a partir desses ativos digitais. Mesmo que ainda não possamos afirmar com toda certeza que a tecnologia veio para ficar, é evidente que essa inovação está transformando os conceitos de cibersegurança.
Em nossa matéria em parceria com o portal Metrópoles, você descobre mais sobre o assunto e como os NFTs foram destaque no Web Summit Lisboa.