Por muito tempo, o varejo foi movido por experiências físicas e tudo exigia deslocamento. Supermercado, lojas de roupas, eletrônicos, livrarias e etc. Porém, depois da pandemia de Covid-19 em 2020, os nossos hábitos de consumo mudaram completamente. As grandes varejistas também tiveram que se adaptar e olhar com mais atenção para o Mindset Ágil.
Quando ainda não era digital
No passado, uma nova concepção de loja poderia demorar um ano para ser colocada em prática. Era brainstorm, projeto, protótipo, teste, aprovação, até que, finalmente, era executado. O consumidor ficava animado com o novo conceito, mas depois de alguns anos ele já estava cansado daquele modelo.
Então, o varejista fazia a renovação do modelo de forma bem simples, e aquela nova estrutura ganhava mais alguns anos no seu ciclo de vida. O mesmo valia para as ações dentro da loja, de acordo com as campanhas, novas decorações e store in store.
Depois da digitalização e os novos hábitos de consumo
Mesmo com resultados expressivos e evoluindo ao longo dos últimos anos, o e-commerce viu o segmento crescer exponencialmente em 2020 e 2021. No ano passado, as lojas virtuais faturaram R$ 27,3 bilhões só no primeiro quarter (entre fevereiro e maio, um dos momentos mais delicados da pandemia no Brasil). Um aumento de 71% em relação ao mesmo período de 2019.
O faturamento do e-commerce teve uma alta de 48,41% em 2021, na comparação com 2020. Considerando o mesmo período, as vendas do e-commerce cresceram 35,36%. Fonte: MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie, em parceria com camara-e.net.
Ao mesmo tempo, as empresas precisaram se adaptar ao novo cenário e encarar desafios, como frete, logística, user experience, estoque e tudo o que envolve a política de compras por aplicativo ou site.
Diante desse desafio, o Mindset Ágil ou as Metodologias Ágeis ajudaram bastante a formular processos mais eficientes. Surgem então as Dark Stores, “Buy Online, Pick-up In Store” (BOPIS), Chat Commerce, Live Commerce, Pop-up Store, entre outros conceitos.
Mas o que é mindset ágil?
É uma forma diferente de conduzir os projetos dentro da empresa. O objetivo é dar maior velocidade aos processos, desde a estratégia até a entrega. Quando se trata de digitalização no varejo, é pensar desde a primeira busca do cliente no Google até o momento em que o produto é entregue.
O conceito tem como base proporcionar mais agilidade e interatividade entre as pessoas, sem obstáculos, melhorando o fluxo de trabalho e informações. Uma das grandes vantagens desse modelo está em priorizar e valorizar quem está envolvido nos projetos.
Portanto, mais do que um jeito diferente de conduzir o negócio, o Mindset Ágil é um importante aliado para melhorar a produtividade e elevar as perspectivas de sucesso para diferentes modelos de empresa.
Quais são os benefícios de aplicar o mindset ágil?
Ao implementar o novo modelo de trabalho, é possível aprender, aprimorar e integrar continuamente. A chave para o sucesso é a comunicação com os colaboradores. Junte a isso um ambiente em que seja seguro errar, para corrigir rapidamente e integrar essas lições.
Entre os resultados esperados com a implementação da metodologia estão:
- Melhor entendimento do cliente e do negócio, assim como maior cooperação entre todas as áreas.
- Setores internos e clientes, que tinham pouca voz nos processos, passam a ser mais ouvidos na criação de produtos ou serviços.
- Mudança no modo de avaliar os colaboradores, com metas definidas e demonstradas como valor para o cliente.
- As pessoas aprendem um novo modo de trabalhar juntas.
- Garantir a autonomia das equipes. Elas devem aprender a resolver problemas por conta própria.
- Oferece ferramentas, reduz a burocracia e trabalha de forma enxuta e objetiva com equipes de no máximo 10 pessoas, com foco em resolver problemas.
- Acompanhar e monitorar para evoluir processos e conquistar melhores resultados. Em resumo, a liderança e a operação estão sempre evoluindo.
Como o Mindset Ágil se aplica ao setor varejista?
Essa metodologia não é algo novo. Segmentos ligados à tecnologia, inovação e desenvolvimento utilizam esse método há anos. O foco sempre foi motivar a equipe e melhorar a produtividade, além de dar mais agilidade à implementação de novos produtos com ainda mais qualidade.
No papel, tudo parece funcionar. Porém, como aplicar essa estrutura na prática quando levamos o modelo para o dia a dia do varejo? Traremos alguns exemplos de problemas reais e como as Metodologias Ágeis ajudaram em cada caso. Veja:
› Squads para resolver problemas de tecnologia
Quando um varejista tem seus maiores picos de demanda de acessos (Black Friday, Valentine’s Day ou Natal, por exemplo) e seu site não atende os aumentos de tráfego, é possível usar o Agile para uma equipe nova e multidisciplinar. O foco do time é solucionar todo e qualquer problema que dificulte o funcionamento do site.
O foco seria nas atividades para restabelecer o canal de vendas, ao invés de usar o tempo com outras tarefas que não estão conectadas ao foco da empresa. Em uma priorização comum, não haveria a necessidade de criar uma equipe multidisciplinar, ver o erro como forma de aprender e provocar continuamente a inovação.
Ao usar métodos ágeis, além de garantir mais agilidade, as pessoas aprendem mais durante o processo de buscar a melhor solução. Isso faz diferença!
› Desenvolver novas soluções e produtos para o cliente
Sair de uma experiência completamente off-line para o digital é bem diferente e leva tempo para se acostumar. Pensando nisso, a liderança pode criar equipes multidisciplinares com objetivo de criar novas embalagens, promoções, produtos ou qualquer outra solução que possa fidelizar o cliente.
Já imaginou o que uma equipe com pessoas de engenharia, design, manufatura, marketing, supply chain e vendas pode fazer para solucionar um problema? Isso é Mindset Ágil. Em empresas com metodologias tradicionais, as áreas ficariam separadas, o que tornaria a comunicação complexa e os processos burocráticos.
› Atendimento ao cliente e uma jornada personalizada
Agilidade faz toda diferença no atendimento ao cliente. Afinal, ninguém quer ficar horas esperando para obter uma resposta ou ser transferido para diferentes canais digitais até finalmente conseguir falar com um representante da marca.
No varejo, as Metodologias Ágeis trazem conceitos de adaptabilidade, responsabilidade, autogestão, aprendizado contínuo e rotina ágil por meio de reuniões curtas e periódicas que podem mudar totalmente a experiência do cliente com a marca.
› Logística e cadeia de suprimentos
Um dos maiores desafios da digitalização do varejo é a logística dos produtos e o supply chain. Encontrar um lugar para armazenar os produtos para garantir uma entrega rápida e assertiva é essencial para quem quer se adaptar à tecnologia.
Experimentar técnicas de Design Thinking para uma leitura completa sobre a jornada do cliente, utilizar o Scrum ou Lean para acompanhar os processos e implementar soluções como Big Data e IoT (Internet das Coisas) combinadas à Inteligência Artificial auxiliam no desenvolvimento de uma cadeia logística muito mais inteligente.
Omnichannel: o case da Amazon e a sua primeira loja física
Do off-line para o digital e vice-versa. Depois de apresentar ao mundo a Amazon Go, a gigante varejista divulgou que abrirá a sua primeira loja física de roupas. A Amazon Style contará com aproximadamente 2.800 m² e será inaugurada ainda neste ano, em Los Angeles, Califórnia.
A movimentação de uma das empresas que mais respira inovação no mundo mostra a importância de ser omnichannel, inclusive no varejo. Afinal, mesmo com toda a estrutura física, a compra é feita diretamente pelo aplicativo.
Essa transformação só foi possível por meio do agile, que foi fundamental para despertar insights e conectar diferentes expertises para desenvolver soluções mais inteligentes.
Segundo levantamento feito por Euromonitor e Google, o comércio omnichannel crescerá 30% no Brasil até 2025. Veja no vídeo a seguir como o conceito se aplica na prática:
É possível mudar a cultura do varejo sem perder eficiência?
Ao longo deste artigo, vimos como desenvolver uma estratégia de comunicação com base nos dados é fundamental para ajudar as pessoas a se adaptarem. Seja ao utilizar novas soluções ou aplicar o mindset ágil em diferentes modelos de negócio.
No caso do setor varejista, esse planejamento é ainda mais importante.
A informação ganha escala e chega a todas as camadas de atuação: da experiência de compra no site ou aplicativo, logística, omnicanalidade, múltiplas plataformas em sinergia, conteúdo relevante, tempo de resposta e atendimento. Tudo pensando na experiência do cliente.
É preciso ampliar o alcance do conteúdo para orientar os principais agentes de mudança e implementação de metodologias ágeis. Nesse caso, são os colaboradores da sua equipe.
E aí, gostou do conteúdo? Temos um e-book completíssimo sobre A Transformação Digital no Mercado de Varejo. Acesse a página, faça o download e aproveite!