Marketing 5.0: o que você precisa saber e o impacto na sua empresa

Na Era da Transformação Digital, é preciso se adaptar com velocidade. Clique aqui, entenda o conceito de Marketing 5.0 e como aplicá-lo na sua empresa.

Por Brivia
Publicado em 31/08/2022

Mais uma versão do marketing? Naturalmente, devido às mudanças no comportamento e nos hábitos de consumo, o mercado está em constante transformação. Neste contexto, surge o Marketing 5.0, que propõe a evolução da tecnologia, jornadas personalizadas, preocupação com o futuro e com a humanidade.

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o conceito do Marketing 5.0, sua origem e por que as empresas precisam se preparar para esse novo cenário. Para saber mais sobre o assunto e como ele pode ser determinante no sucesso da sua estratégia, leia esse texto até o final. Vamos lá?

O que é Marketing 5.0?

O conceito de Marketing 5.0 surgiu na obra escrita pelo renomado Philip Kotler em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, "Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade". 

O livro, inclusive, mostra que essa nova versão do marketing é a implementação de soluções tecnológicas que imitam o comportamento humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor para o cliente durante a sua jornada.

A tecnologia já faz parte do dia a dia das pessoas, na maneira como compramos, comemos, trabalhamos, nos informamos e nos divertimos. Aplicativos, streamings e players: tudo tem tecnologia no meio. Diante dessa realidade, por que não utilizar o poder dessa inovação para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos consumidores? 

É sobre isso que se trata Marketing 5.0. Mas como essa evolução aconteceu ao longo do tempo? É importante entender a origem para contextualizar, não é mesmo? Veja a resposta a seguir. 

Do Marketing 1.0 ao Marketing 5.0  

Do produto ao consumidor, passando pela centralidade no cliente e o impacto do primeiro contato com o digital, como o marketing tem evoluído ao longo dos anos, acompanhando os movimentos da sociedade e o comportamento das pessoas? 

A seguir, vamos contar pra você quais foram os passos para chegar até aqui. Acompanhe como foi essa jornada em detalhes e as mudanças na comunicação:  

Marketing 1.0  

A era de ouro dos produtos. No Marketing 1.0, o objetivo da comunicação era mostrar para os clientes que a empresa X tinha a melhor solução do mercado. O foco estava nos diferenciais da marca que eram divulgados, na maioria das vezes, em anúncios de revistas e comerciais de televisão e rádio. Neste caso, a propaganda tinha como objetivo a vendera direta. 

Marketing 2.0

O cliente tem sempre razão. Nesse momento, as marcas começaram a entender que nem todos os clientes são iguais, e se tornaram mais conscientes sobre as necessidades deles. O consumidor passou a fazer parte do centro da estratégia e era sempre lembrado na hora de decidir o destino dos produtos e serviços.

Marketing 3.0

Mais do que clientes, estamos lidando com pessoas. O movimento ficou conhecido pelo marketing voltado para a humanização. Mais do que qualidade e os benefícios que os produtos ou serviços oferecem, empresas e marcas passaram a entender que as pessoas buscavam um propósito maior. 

Afinal, qual era o impacto da empresa no planeta? E os valores? Então, outras preocupações começaram a fazer parte das tomadas de decisão, como a sustentabilidade e as métricas ESG. 

Marketing 4.0

O comportamento do consumidor muda de acordo com a quantidade de informações disponíveis, e ele passa a exigir certas preocupações e posicionamentos das empresas. 

Outra característica é a evolução da tecnologia e o espaço que ela ganha no marketing. Então, surgem automação, Inteligência Artificial, Data-Driven e outros conceitos que tornaram o trabalho menos intuitivo e muito mais estratégico. 

E todos com objetivo de tornar a experiência do cliente e a relação entre marcas e pessoas mais humanizadas.

Foi no  Marketing 4.0 que percebemos a democratização do conteúdo. A publicidade tradicional ganha a concorrência de sites, blogs, redes sociais, anúncios e mídias digitais que mudaram completamente o planejamento, a estratégia e a maneira de se comunicar. 

Marketing 5.0

Resumidamente, é o melhor do 3.0 somado aos diferenciais do 4.0. A humanização e a personalização potencializadas pela tecnologia cada vez mais presente no nosso dia a dia. 

É como o próprio Kotler retratou ao descrever que as empresas deveriam adotar cada vez mais o uso da tecnologia nas estratégias e operações de marketing e que, inclusive, esse movimento traria muitos benefícios para a humanidade. 

Big Data, Cloud Computing, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e outras soluções tecnológicas abriram as portas para um futuro de hiperpersonalização e agilidade incomparável ao que já vimos nos últimos anos. E tudo com um grande potencial de alcance. Já imaginou?

Quais são os elementos do marketing 5.0?

Então, é melhor se preparar. O Marketing 5.0 já é uma realidade e está mudando de maneira exponencial o jeito como as marcas interagem com as pessoas, seja no B2B ou no B2C. Agora que você já entendeu o conceito e sabe como chegamos até aqui, explicaremos as propriedades que tornam o Marketing 5.0 tão impressionante. 

Marketing com base na análise dados

Segundo a Business Future 2021, uma pesquisa realizada pela Accenture, 88% dos executivos entrevistados afirmaram que utilizar conjuntos de dados avançados e analytics será importante para o seu sucesso no futuro. E isso vale para diversos segmentos. 

A base do Marketing 5.0 é o monitoramento, mineração e análise de dados. Essas informações estratégicas são fundamentais para direcionar a comunicação com os clientes, tornando a abordagem muito mais autêntica e humanizada, sem ruídos.

Marketing preditivo  

Por que só aprender com os erros, se as empresas podem antecipá-los, assim como prever as oportunidades? O Marketing 5.0 utiliza a inteligência de dados para os clientes, os produtos ou serviços e para a própria marca.

Essa visão estratégica sobre as informações ajuda a criar diferentes cenários para possíveis acontecimentos. Com essas informações, basta seguir o caminho em que a chance de erro é menor.  Simples e efetivo, não acha? 

Marketing contextual  

Conviver com o cliente e aprender com ele. Outra característica do Marketing 5.0 é usar a Inteligência Artificial e Machine Learning para aprender com o comportamento dos clientes e criar jornadas e pontos de contato personalizados. 

A Internet das Coisas (IoT) tem um papel fundamental nesse processo, pois ela ajuda a entender o perfil, momento, lugar e humor ideais para impactar as pessoas com a sua mensagem.

Marketing aumentado  

E sem interrupções. A estratégia que tem como base o funil de vendas cria um relacionamento e o vínculo com a pessoa muito antes dela se tornar cliente. 

São os chamados leads ou potenciais clientes, que são nutridos por materiais ricos, blog posts, vídeos, podcasts e outros formatos de conteúdo educacional com foco não no produto, mas na solução do problema do cliente. 

Esse processo torna a relação muito mais próxima, o que leva à reformulação na estratégia de marketing. A conversa começa muito antes e não termina até mesmo depois da venda. O que muda é só o assunto e a abordagem. 

Marketing ágil

Na tomada de decisão, nos processos, no tempo de resposta, no lançamento de um novo serviço ou produt, a agilidade é uma das principais características do Marketing 5.0. É experimentar, errar, corrigir e acertar. Sempre monitorando todas as etapas. 

Com apoio da tecnologia e metodologias aplicadas em todas as etapas, o fluxo ágil pretende reduzir a burocracia e aproximar os clientes a partir de respostas mais rápidas e eficientes. Esse é um dos diferenciais desse conceito.

Qual a importância do Marketing 5.0 para as empresas?  

O mundo está cada vez mais conectado, com pessoas on-line o tempo todo e em diferentes plataformas. Não há mais a possibilidade de uma empresa definir sobre o seu posicionamento, lançamento ou qualquer outra decisão importante só com base na experiência e nos "achismos".

O Marketing 5.0 é inteligente e planejado, com processos e informações que direcionam a estratégia e elevam o potencial criativo da equipe. É importante ressaltar que essa visão e inteligência não são mais um diferencial, mas se tornaram essenciais para garantir a competitividade de mercado.

As próprias lideranças de marketing, como CMOs, são cobradas por esses resultados. A tecnologia impulsionou o mercado de um jeito impressionante; não dá para ficar parado e olhando, enquanto os outros seguem aprendendo e inovando, não é mesmo?

Como aplicar o Marketing 5.0?

O primeiro passo é estruturar 3 pilares que sustentarão essa mudança enquanto a liderança mostra a direção pelo melhor caminho. São eles, processos, pessoas e tecnologia

Segundo Kotler, ferramentas como Inteligência Artificial (IA), algoritmos, automação,robótica, Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA), linguagem natural, chatbots e neuromarketing serão usadas com cada vez mais frequência no Marketing 5.0.

Para extrair o máximo potencial do Marketing 5.0 na sua empresa, o gestor deve conectar o melhor da inteligência humana e criatividade e ampliar sua agilidade, efetividade e alcance a partir da tecnologia, lembrando sempre que a análise deve ser do profissional de marketing. 

Como o Marketing 5.0 afeta a comunicação?

Trabalho remoto, hiperpersonalização do cliente, data explosion e big knowledge, negócios como plataformas e mindset ágil são alguns dos paradigmas que surgiram junto com a evolução do marketing para o 5.0. Uma verdadeira transformação digital no marketing.

No entanto, quando não realizada com pessoas que conhecem o mercado, o negócio corre riscos, como a dificuldade de mudar a cultura, não conseguir implementar novos processos, resistência dos colaboradores e viver em um looping de tentativas de fazer uma Transformação Digital de verdade. 

Por isso, é fundamental ter experiência e conhecimento de mercado, com objetivo de oferecer o melhor caminho, ainda mais em um processo de mudança tão importante.

Dessa forma, as empresas passam a:

  • converter os clientes em embaixadores da marca;
  • conectar tecnologias à humanização;
  • despertar as emoções dos seus clientes;
  • utilizar o marketing sensorial para impactar os 5 sentidos do consumidor;
  • apoiar causas justas ao demonstrar responsabilidade social e ambiental;
  • envolver o cliente com inovação e tecnologia, além de educar a usar o produto ou serviço.

Muito mais próximas e com uma linha de raciocínio mais humanizada, as empresas que adotam a mudança em suas estratégias veem de perto um crescimento relevante nos resultados, assim como o engajamento dos seus clientes. 

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Pode parecer desafiador no início, mas o Marketing 5.0 traz/trará muitos benefícios para as empresas, o mercado e as pessoas que fazem negócios com elas. O importante é buscar referências e começar a trabalhar sempre com base em inovação dentro dos pilares: tecnologia, processos e pessoas.
Para saber mais sobre empreendedorismo, marcas e Transformação Digital, acompanhe o nosso podcast "Desbravadores", no Spotify. Até a próxima!