Diversos positivos conectados, novas formas de pagamento, diferentes pontos de contato com os clientes e tudo com base em dados analisados e levantados durante toda a jornada de compra. A Transformação Digital no varejo já começou e impacta diretamente as estruturas mais tradicionais do mercado.
Diante desse cenário de constante evolução, as lojas, supermercados, shoppings centers e outros negócios que atuam nesse segmento precisam estar preparados e informados sobre tendências do mercado de tecnologia.
Quem souber o que é Transformação Digital no varejo é que conseguirá implementar as melhores soluções, e da forma correta, para garantir resultados.
Para dar uma direção à sua estratégia, preparamos este conteúdo especialmente para mostrar os erros mais comuns entre as empresas do setor varejista ao implementar a Transformação Digital. Veja mais!
Qual é o cenário atual para o varejo?
De acordo com um levantamento realizado entre os meses de fevereiro e março de 2021 pela Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC), o crescimento de varejistas que apostaram na transformação digital foi de 21%.
A pesquisa também revelou que, no mesmo período, 57% dos entrevistados afirmaram que a Transformação Digital é uma prioridade, fazendo parte do desenvolvimento de planos estratégicos, com investimentos e ações definidas. Em 2020, o percentual era de 42%.
› O que muda no varejo com a Transformação Digital?
A evolução e a ascensão do que é Transformação Digital no varejo mostra a importância de encarar essas inovações e sempre se adaptar a elas. Existem inúmeras possibilidades de implementação, basta escolher a melhor para a sua plataforma de vendas.
E-commerce, marketplace, omnichannel, cloud computing, apps, IoT, Inteligência Artificial, bots etc. É essencial saber o que pode ou não ser implementado nessa jornada de aprendizado.
São soluções que prometem transformar o mercado, mas, ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado para não cair no senso comum e ter sempre em mente o objetivo de atender as expectativas dos clientes.
Erros mais comuns da transformação digital no varejo
Na Era Digital das Vendas, os consumidores esperam que as empresas do setor varejista criem maiores níveis de contextualização de produtos e serviços. Sendo assim, cabe às lideranças aproveitar a Transformação Digital para capturar insights, antecipar as necessidades do cliente e entregar de maneira proativa a melhor solução em cada ponto de contato.
Veja dicas do que não fazer ou evitar pensar para a Transformação Digital dar certo no varejo:
1. "Experiência física e digital são coisas 100% diferentes"
De acordo com um levantamento feito pelo site Statista, aproximadamente 6,3 bilhões de pessoas usam smartphones em 2021. Para os varejistas, ter apenas uma loja on-line não basta para a estratégia de vendas.
Criar um conteúdo responsivo, investir em PWA (Progressive Web App), usar drones para reduzir os custos de entrega (evolução pode chegar a 86%) e implementar robôs de depósito para diminuir os custos de mão de obra (economia pode chegar a 70%) são algumas das ideias.
E claro, sempre lembrando que a experiência física e a experiência digital são universos 100% diferentes, entretanto complementares. Por isso, tudo precisa estar conectado, tornando a jornada de compra cada vez melhor e com menos ruídos.
2. “Quanto mais tecnologia, menos pessoas trabalhando”
Muito já foi falado sobre a tecnologia substituir as pessoas nas empresas no futuro. Teoricamente, seria a consequência da Automação de Processos, da Inteligência Artificial e da Robótica. Todas capazes de realizar tarefas burocráticas humanas com mais qualidade e agilidade.
Ao mesmo tempo, a Transformação Digital no varejo abre um novo mundo de possibilidades, como especialistas em Design Thinking, UX, CX e outras profissões que ainda nem foram criadas, como revelou um estudo recente divulgado pela Dell.
Segundo a pesquisa, 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram criadas.
3. “Não vejo a hora de acabar e tudo voltar ao normal”
Não tem receita de bolo ou um passe de mágica que resolva tudo. A Transformação Digital no varejo envolve uma evolução de mindset e de cultura, trazendo a tecnologia para o dia a dia dos colaboradores com base em testes, monitoramento, análise e mudanças constantes.
Portanto, não é um processo pontual e pronto para atingir objetivos a curto prazo. Quando o assunto é tecnologia, precisamos sempre ter em mente a necessidade de uma atualização constante.
4. “Isso não serve para minha empresa…”
Por mais incrível que possa parecer, ainda existem negócios do mercado varejista que acreditam que a Transformação Digital é exclusiva para empresas que possuem a tecnologia em seu Core Business. Por favor, não seja uma delas.
Tecnologia pode ser aplicada e potencializar todo e qualquer setor, vimos casos como o agronegócio e o ramo de imóveis, por exemplo. Eles foram transformados a partir de soluções tecnológicas.
Então, para saber o que é Transformação Digital no varejo, olhe para BOPIS, Dark Stores, Live Commerces, Chat Commerces e lojas autônomas, por exemplo.
5. “Tecnologia resolve tudo!”
Quem acredita que investir milhões de reais em soluções tecnológicas é o segredo para a Transformação Digital acontecer está prestes a cometer um grande erro.
Investimentos são importantes e viabilizam soluções como UX, IA, Cloud e Big Data para o e-commerce ou plataformas de vendas que conectam o físico ao digital, mas eles são ferramentas que só fazem sentido se resolverem problemas reais dos seus clientes.
Diante desse cenário, poderíamos dizer que a resposta para a mudança está no consumidor, não na melhor tecnologia. Entretanto, ela pode ser uma importante ferramenta para humanizar o relacionamento entre marcas e pessoas.
Qual a importância da Transformação Digital para o varejo?
Em um mercado competitivo, como o varejista, as empresas precisam saber como conectar a tecnologia com a estratégia do negócio para criar jornadas cada vez melhores para os seus clientes.
Combinando o negócio com a tecnologia certa, elas podem criar processos automatizados, que utilizam dados na sua estratégia e preservam a segurança dos consumidores, garantindo não só a proteção dessas informações, mas a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
É muita coisa para pensar. Porém, quando os gestores decidem implementar a Transformação Digital dentro do varejo, todas as mudanças se tornam parte da cultura da empresa.
Com isso, ela se torna mais presente, ágil, integrada, inteligente e com preços competitivos.
Agora que nós mostramos os erros mais comuns que as empresas que atuam no varejo cometem nesse processo de mudança, o que você está esperando para começar a digitalizar a sua empresa e garantir a competitividade no setor?
Deixamos de indicação um quiz que fizemos para medir a maturidade do seu negócio no segmento varejista. Acesse e descubra!