A demanda pela Transformação Digital nas seguradoras têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Em 2019, essas atualizações tecnológicas tinham como objetivo simplificar operações e aumentar a produtividade da equipe.
Hoje, a partir de 2020, passando por 2021 e até 2022 (após a pandemia), essa evolução se tornou essencial para a aceleração e crescimento do negócio como um todo.
Por outro lado, a dificuldade com o processo vem se mostrando um grande desafio. Ainda mais em um cenário em que a economia está fragilizada. Veja, a seguir, alguns dos erros mais comuns.
Qual é o cenário atual para as Seguradoras?
Segundo um estudo da NTT DATA, multinacional japonesa de serviços e consultoria em TI, os líderes estão percebendo como a tecnologia é fundamental. Ora para acelerar o crescimento do negócio, ora para movimentar os números do mercado de seguros.
Como resultado, mesmo durante a pandemia de Covid-19, a Transformação Digital nas Seguradoras se mostrou constante. Veja alguns dados que comprovam isso:
- 42% das empresas criaram uma plataforma para negócios, seja ela parcial ou completamente online; 56% das seguradoras estão capacitando e desenvolvendo seus colaboradores;
- 38% estão incorporando tecnologias emergentes (Internet das Coisas, blockchain, IA e robótica);
- 38% utilizam Big Data e Analytics para segmentar o público e melhorar a cartela de clientes.
A pesquisa da NTT DATA também levantou as principais tendências que podem impactar as estratégias de negócios pelos próximos anos:
1. Ambiente competitivo em constante mudança. (47%)
2. Mais investimento em tecnologias digitais. (46%)
3. Crescente instabilidade política e socioeconômica. (37%)
4. Mudança de demanda e comportamento do cliente. (35%)
5. Aumento das multas regulamentares. (33%)
6. Maior foco na sustentabilidade. (22%)
Mesmo diante de um cenário tão otimista, muitas empresas tradicionais no mercado de seguros ainda encontram dificuldades para implementar a inovação no dia a dia.
Para saber mais sobre a importância da Transformação Digital, ouça o podcast Desbravadores.
Quais são os erros mais comuns na Transformação Digital para seguradoras?
1. Olhar apenas para a tecnologia
Quando todo mundo pensa que a Transformação Digital está relacionada exclusivamente a soluções tecnológicas. Na realidade, essa é uma mudança em que os principais agentes transformadores são justamente as pessoas.
Elas precisam saber tudo o que está acontecendo e receber todo suporte e orientação necessários. Fora a importância de sentirem-se seguras sobre os próximos passos dessa jornada que todos estão prestes a encarar juntos.
Portanto, seguradoras e outras empresas que desejam potencializar a inovação dentro dos seus modelos de negócio precisam trabalhar a comunicação, a capacitação e a informação que chegam aos seus colaboradores, evitando possíveis resistências e garantindo assim uma mudança bem menos turbulenta.
De acordo com o relatório “World Insurance Report” da Capgemini, 87% das seguradoras investem em canais digitais. Mesmo assim, apenas 32% percebem a efetividade dessas plataformas para vendas.
Não adianta apenas investir em tecnologia. A seguradora precisa de uma estratégia eficiente, além de trabalhar a comunicação, a capacitação e a informação de colaboradores e clientes. Com isso, evitar possíveis resistências e garantir uma mudança mais tranquila.
2. Implementar a tecnologia de maneira pontual e não conectada
Pensar só na área TI e softwares para o departamento financeiro, sempre individualmente. Mais que isso, como um remédio paliativo para determinada dor ou erro dentro dos processos da empresa. É um erro relativamente comum.
Segundo a pesquisa “Capgemini Voice of the Customer Survey 2020”, 75% dos clientes de produtos financeiros trocariam de empresa se as necessidades de atendimento não estivessem disponíveis em todos os canais digitais.
Por isso, quando se trata de Transformação Digital para seguradoras, é fundamental ter uma visão estratégica para criar um ecossistema conectado e multiplataforma. Com ele, será possível agilizar os processos e oferecer uma experiência completa para os clientes, corretores, colaboradores e até parceiros de negócios.
Além disso, elas devem incorporar um novo mindset. Por conseguinte, desenvolver soluções digitais que conectem pessoas em diferentes plataformas. Isto é,desde dispositivos como smartphones, IoT (Internet das Coisas), passando por plataformas como redes sociais, games e e-commerce, até chegar às lojas físicas.
3. Não acompanhar as mudanças do mercado proporcionadas pelas InsurTechs
As startups que focam nos clientes de seguradoras chegaram com tudo ao mercado brasileiro nos últimos anos. Segundo o relatório divulgado pelo Distrito, os investimentos nessas pequenas empresas já ultrapassam os US$ 10 bilhões no mundo todo.
Muito mais do que uma ameaça, os grandes players e empresas consolidadas do segmento podem aprender com as suas soluções, organização, divisão e processos. Realizar um estudo para entender o que pode e o que não pode ser aplicado em uma estrutura mais tradicional de negócio é essencial para garantir melhores resultados.
Porém, se mantiver a mentalidade de que a tecnologia e a inovação são ameaças, correrá um grande risco. No cenário atual, elas são essenciais para manter a competitividade entre empresas.
4. Esquecer da importância da segurança e dos dados
Todo processo de Transformação Digital para empresas envolve captação, armazenamento e tratamento de dados. A preocupação com as informações pessoais é especialmente relevante para as seguradoras. Afinal, elas trabalham com dados sensíveis para definir produtos como seguro de vida, automóvel, saúde, etc.
Quando uma pessoa faz um seguro, será questionada se possui alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST) ou algum tipo de deficiência. Se essas informações vazarem, podem causar grandes problemas.
Por isso, saber como realizar cada etapa desse processo de Analytics faz toda diferença.
Porém, com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, o cuidado com essas informações se torna ainda mais relevante. As sanções podem resultar em advertências e multas que podem chegar a R$ 50 milhões.
5. Falta de investimento em ferramentas e pessoas
A Transformação Digital não acontece da noite para o dia. Em alguns casos, quando os resultados não aparecem a curto prazo, as empresas simplesmente reduzem drasticamente ou cessam o investimento. Para evitar erros como esse, o planejamento estratégico com um prazo viável para todos os envolvidos faz-se necessário.
Lembrando que o investimento envolve as ferramentas que serão aplicadas, como Inteligência Artificial, Cloud Computing, Machine Learning, Blockchain e RPA (Automação Robótica de Processos, em português). Paralelamente, é indicado a capacitação das pessoas para extrair o melhor dessas plataformas, garantindo assim a otimização dos processos.
Qual a importância da Transformação Digital para as empresas?
Para sair na frente dos seus concorrentes de mercado, as seguradoras devem ser inovadoras. Combinando seu modelo de negócios com a tecnologia, elas podem criar processos automatizados, que utilizam dados na sua estratégia e preservam a segurança. Por conseguinte, garantem a melhor experiência para o cliente.
São muitas informações para serem absorvidas. Porém, quando os gestores decidem implementar a Transformação Digital nas seguradoras, todas essas mudanças se tornam parte dela. Com isso, a mesma se torna mais presente, ágil, integrada, inteligente e com preços mais competitivos no mercado.
Agora que nós relacionamos os 5 erros mais comuns que as empresas cometem nesse processo de mudança, o que você está esperando para começar a digitalizar a sua empresa? Deixamos de indicação um quiz que fizemos para medir a maturidade do seu negócio. Acesse e descubra!