A pandemia de Covid-19 foi responsável por acelerar as mudanças no mercado e impactar, principalmente, na experiência do consumidor.
Os efeitos da transformação digital do marketing foram sentidos pelas marcas no início de 2020. Com a pandemia de Covid-19, aquelas empresas que ainda não estavam preparadas para o ambiente digital tiveram que proporcionar agilidade em suas mudanças.
Um dos principais pilares atualmente passa pela experiência do consumidor. Dessa forma, o ideal é que as marcas encontrem maneiras de garantir a satisfação do cliente. Isso deve acontecer em todos os pontos de contato para que se tenha sucesso na estratégia.
A transformação digital do marketing impacta também no trabalho dos CMOs, que passam a ter novos desafios no dia a dia. Agora, esses profissionais precisam estar ainda mais capacitados e por dentro de atualizações em diferentes conceitos que são importantes.
São os casos, por exemplo, de tecnologia, dados, CX, growth, performance, marketing de influência, experiência omnichannel. Além disso, também ter conhecimento de ferramentas para mensurar resultados e metodologias ágeis, levando à maior assertividade nas ações.
Essa assertividade vai ser fundamental em um futuro próximo, principalmente pela tendência de diminuição dos orçamentos do marketing nas empresas. Ícone da propaganda, Sir Martin Sorrell alertou sobre o cenário que está se desenhando durante participação no Web Summit.
Portanto, é fundamental compreender a jornada do consumidor para ter bons resultados. A transformação digital do marketing passa também por saber gostos e preferências dos clientes, bem como seu padrão de comportamento a fim de oferecer uma experiência satisfatória.
O Chief Marketing Officer da Brivia, Fábio Rios, abordou esse assunto na sua coluna para o portal Meio e Mensagem. Você pode conferir clicando aqui.