Em março deste ano aconteceu a 37ª edição do South by Southwest (SXSW), em Austin, no Texas (EUA). O evento focado em inovação ofereceu 25 trilhas abordando temas como tecnologia, marketing, música, filmes, interatividade, design e comportamento. Empresários, artistas e investidores globais estiveram presentes para discutir as próximas tendências de mercado de vários setores.
A Brivia esteve na conferência e acompanhou a trilha Interactive, que abordou especificamente tendências tecnológicas, metaverso, Inteligência Artificial (IA), sustentabilidade e criatividade. Ou seja, assuntos relacionados à inovação no marketing e comunicação, fundamentais para um CMO se destacar em 2023.
Após diversas palestras, nossos desbravadores nos trouxeram os highlights mais importantes do SXSW. Quer descobrir quais são? Siga conosco e confira os principais aprendizados.
1. Diversidade
A palestra de abertura do SXSW 2023 focou no ser humano e lembrou que as marcas precisam ser mais diversas e inclusivas. Um dos maiores desafios, segundo Simran Jeet Singh, diretor-executivo do programa de Religião e Sociedade do Aspen Institute, está em vermos o outro através das nossas próprias dores, culturas, fé e pensamentos.
“O que você faz quando o jeito que você se olha é totalmente diferente do jeito que as outras pessoas te olham? O que você faz quando a marca que você transmite é diferente da que você vê?”, perguntou.
Apesar disso, o executivo destacou que o esforço é importante, pois é na pluralidade que somos mais inovadores. “Não tem como pensar em futuro sem mergulhar na diversidade”, finalizou.
Além de Singh, o tema diversidade esteve presente em vários painéis. Rafa Carmineti, Managing Director da Heads, empresa do Brivia Group, acompanhou alguns insights e compartilhou sua experiência em um conteúdo que faz analogia entre culinária e South by Southwest (SXSW). Vale a pena conferir!
2. ESG na centralidade do cliente
Neste ano, outro assunto que esteve em foco no SXSW foi ESG (Environmental, Social and Governance). Mais do que uma narrativa do politicamente correto, o conceito abrange algo mais complexo e profundo. Até porque líderes e marcas globais devem entregar valor aos seus clientes, mas, sobretudo, usar o ESG para buscar um mundo mais justo e humanitário.
Nosso CSO, Roberto Ribas, trouxe o painel de Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões, como um exemplo dessa discussão. O empresário tem se destacado por sua batalha em dar visibilidade e construir um novo futuro para as favelas. Após a tragédia das chuvas do litoral norte de São Paulo, no início de 2023, em alguns dias de campanha, a instituição arrecadou R$ 5 milhões para dar suporte às famílias desabrigadas.
“Colocar o cliente no centro também é isso. É demonstrar a entrega de valor não apenas para o consumidor final, mas para todo o entorno”, explicou Ribas. Para isso, é necessário compreender a jornada de vida do cliente e, assim, antecipar suas expectativas. O Customer Journey Mapping faz exatamente isso: mapeia o caminho do usuário para que seu negócio consiga desenhar estratégias mais relevantes e assertivas.
3. Cultura do efêmero
Na era do fugaz, os negócios precisam se adaptar rapidamente ou até mesmo antecipar possíveis transformações. Segundo Lorry Destainville, Head de Parcerias Comerciais do TikTok, o futuro das conexões digitais dependerá da capacidade da organização coletar, sintetizar e identificar padrões em dados sociais.
Até porque tendências são criadas, socializadas e aceleradas nas redes sociais. Inclusive, uma pesquisa da Sprout Social, empresa de soluções para gestão de redes sociais, revelou que 72% dos profissionais de marketing afirmam que acompanhar as mudanças nas mídias sociais será seu maior desafio em 2023.
Se a sua organização também sente essa dificuldade, então o Data Analytics Process é a solução. Com ele, é possível analisar dados, das redes sociais ou de outras plataformas, gerar hipóteses e aprendizados para o negócio. Desse modo, fica mais fácil entender quais oportunidades e trends seguir.
4. Publicidade em tempos difíceis
No mundo, o crash do coronavírus. No Brasil, juros altos e inflação preocupante. Nos Estados Unidos, a quebra dos bancos Silicon Valley Bank (SVB) e Signature Bank. Quando o assunto é finanças, o mercado segue incerto e volátil. Então, desacelerar é o caminho? Para nosso CSO, a resposta é “não necessariamente”.
Essa reflexão veio após ouvir Nancy Hill, CEO da agência norte-americana Marcus Thomas LLC, que trouxe ao SXSW 2023 dicas de como as marcas devem se comportar em tempos difíceis.
Após consultar vários CMOs globais, a executiva explicou que, nesse cenário, o melhor é manter ou até mesmo aumentar os orçamentos em publicidade, o que faz muito sentido quando olhamos para todos os insights compartilhados por Nancy em seu painel:
- comunique o valor do seu negócio.
- siga investindo.
- abrace o novo.
- não seja pessimista.
- avalie novas formas de pensar sobre a sua marca.
5. Ativismo de marca
A transformação digital é muito mais do que mudanças técnicas ou ferramentais. Elas são, sobretudo, evoluções no comportamento das pessoas. Hoje, para uma companhia se destacar, é preciso criar comunidades, reforçar propósito, atitudes e processos.
A Patagonia, empresa de equipamentos para escalada, por exemplo, tornou a luta contra as mudanças climáticas algo parte do seu modelo de negócio. Conforme o CEO, Ryan Gellert, eles doaram US$ 100 milhões de seus lucros anuais para o combate ao aquecimento global.
No entanto, o maior desafio é fazer com que as organizações façam mais do que o bem. “As novas gerações querem, em primeiro lugar, gerar um movimento social. E, depois, desenvolver um negócio em torno disso. Não o contrário”, avaliou Roberto Ribas, CSO da Brivia.
Nesse cenário, quem se tornar irrelevante tende a desaparecer, enquanto novos movimentos e marcas ativistas irão perdurar. “Nessa era pós-marca, o que vale é a construção de comunidades, o reforço do propósito dos negócios e, acima de tudo, ter no centro das ações e atitudes o cliente”, destacou Ribas.
Como colocar em prática os aprendizados do SXSW?
O South by Southwest (SXSW) traz tantos aprendizados e reflexões que é comum se perder no mar de painéis e insights. São tantos temas, tendências e mercados que fica a pergunta: por onde começar?
Pensando nisso, criamos este conteúdo que resumiu as lições mais importantes do evento para o CMO em 2023. Contudo, o SXSW não é a única conferência em destaque. Os líderes de marketing também devem se atentar à NRF: Retail's Big Show e ao Mobile World Congress (MWC).
Juntas, as três feiras de marketing e tecnologia reúnem conhecimentos inestimáveis para se pensar o hoje e colher os melhores resultados, mas também planejar o amanhã do negócio.
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