Os erros da Transformação Digital no setor de Alimentos e Bebidas

A Transformação Digital é complexa e deve ser feita do jeito certo. Nas empresas de Alimentos e Bebidas, como ter essa garantia? Clique e Descubra!

Por Brivia
Publicado em 11/05/2022

Transformação Digital, Big Data, Cloud Computing, IoT, 5G, Machine Learning, Agro e Indústria 4.0. Essas expressões e palavras que antes eram voltadas exclusivamente para mercados de tecnologia já fazem parte da rotina do mercado corporativo há tempos. 

No entanto, de alguns anos para cá, elas têm se tornado frequentes em setores que são pilares da economia brasileira, mas prosperam fora dos grandes centros empresariais. 

São eles o agronegócio, a indústria e outros segmentos que também fazem parte do mercado de Alimentos e Bebidas. 

Transformação Digital e a indústria de Alimentos e Bebidas

Já faz um tempo que essas empresas se tornam verdadeiros exemplos de modelos de negócios que mostram como a tecnologia conectada à linha de produção pode trazer resultados surpreendentes.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre aquelas que integraram até três novas tecnologias aos processos, 54% registram um lucro igual ou maior que no período antes da pandemia. 

A lucratividade foi ainda maior em 29% das empresas industriais que adotaram quatro ou mais novas tecnologias. Cases de sucesso não faltam. 

No entanto, o que acontece quando as coisas não saem como o planejado? Quais são os erros mais comuns cometidos pelas empresas de Alimentos e Bebidas quando o assunto é Transformação Digital? Veja mais a seguir!

Agro: olhar somente para a tecnologia

O campo já vive a era da Transformação Digital. No entanto, assim como em diversos modelos de negócios no Brasil, ainda há algumas arestas a serem aparadas para garantir maior efetividade sobre a implementação dessas mudanças.

Uma pesquisa publicada no ano passado pela consultoria McKinsey & Company, mostrou que 71% dos agricultores brasileiros usam canais digitais diariamente para atividades relacionadas às fazendas.

Transformação Digital é só sobre tecnologia?

Há aquela visão generalizada de que basta a melhor conectividade, a Cloud Computing mais veloz, o software mais caro de Internet das Coisas e o que há de mais moderno para que a inovação aconteça naturalmente. Entretanto, não é bem assim. 

Mais do que sobre qual tecnologia implementar, este setor da indústria de Alimentos e Bebidas precisa responder à pergunta: como ela vai solucionar esse problema na minha linha de produção?

E, a partir da resposta, conectar com as pessoas. Afinal, são elas que entendem do assunto e serão transformadoras nesse processo evolutivo. 

Indústria: não comunicar sobre a mudança

Previsibilidade, gestão de processos, troca de equipamentos e muito mais! A Transformação Digital tem um papel fundamental também na indústria. Com apoio da tecnologia, é possível reduzir os riscos, elevar a assertividade nos investimentos e automatizar processos, tudo com base na inteligência de dados. 

Estudos sobre o assunto mostram que cerca de 70% dos fracassos na aplicação da Transformação Digital podem estar associados à cultura organizacional e às pessoas. Ou seja, saber comunicar, orientar e capacitar os colaboradores diante dessas mudanças é fundamental para o sucesso da estratégia.

Por que é importante humanizar a Transformação Digital?

Fábricas e linhas de produção industrial são organismos vivos em que cada pessoa precisa exercer o seu papel com qualidade para garantir o funcionamento do todo. Imagina essa quantidade de colaboradores em diferentes áreas precisando lidar com mudanças de processos, sem entender o que está acontecendo?

A tecnologia vai substituir as pessoas? Haverá cortes na equipe? Em que momento essa tecnologia precisa ser utilizada? As pessoas vão passar por mudanças na sua escala de horas? Onde a solução será implantada? Qual é o papel de cada um nessa nova fase?

Diante desse cenário, a comunicação faz toda diferença e pode evitar problemas que começam pequenos, mas podem se tornar grandes caso não sejam resolvidos no começo. 

Por isso, é tão importante dedicar tempo à comunicação. Caso ela não seja convincente, não haverá engajamento entre os envolvidos. 

Falando sobre o setor, dados do último estudo da Product Audit Index (PAI) voltada para o segmento de bebidas premium, revelou que o este mercado cresceu 6% nos últimos 12 meses.

Vendas: não oferecer capacitação e orientação para as pessoas

Começamos pela agricultura, passamos pela indústria e agora chegamos às vendas dentro do mercado Alimentos e Bebidas. Para falar um pouco sobre os erros da Transformação Digital nessa parte do setor, escolhemos destacar a capacitação dos colaboradores.

É bastante comum vermos empresas de diversos segmentos aplicarem as soluções tecnológicas no dia a dia e comunicarem as mudanças para a equipe, mas acabam se esquecendo de treinar os seus colaboradores para aprender a usar o máximo potencial da tecnologia. 

Consequências da falta de treinamento em vendas

Com isso, esses negócios se deparam com duas adversidades: a primeira é a dificuldade em se adaptar e fazer com que as pessoas aprendam “fazendo”, isso supondo que o time faça um esforço para tentar trabalhar. 

Outro desafio que pode surgir ao longo desse processo de mudança é simplesmente ver a equipe de vendas “desistir”, pensando “se ninguém me ensinou, não vou usar”. Independente da dificuldade, saber como passar por essas situações é fundamental para garantir a efetividade da Transformação Digital.

Benefícios do treinamento e capacitação na Transformação Digital

Assinaturas de contratos digitais, informações compartilhadas por ERPs com acesso limitado e controle de dados das pessoas envolvidas nos projetos, realização de pagamentos online e a utilização de uma plataforma de CRM, processos automatizados e uso de dados em todas as etapas.

Quando a empresa da indústria de Alimentos e Bebidas não capacita a sua equipe, está automaticamente abrindo mão de tudo isso. Inclusive de estratégias que podem aproximar a indústria de seus atuais e potenciais clientes.

Dados: monitorar, captar e não usar

Em um mercado competitivo e em constante evolução, como o de Alimentos e Bebidas, as empresas precisam saber como conectar as tecnologias com a estratégia do negócio para se aproximar cada vez mais dos seus clientes.

Combinando o agro, a indústria e as vendas à tecnologia, elas podem criar processos automatizados, que utilizam dados na sua estratégia, garantindo não só a proteção dos dados, mas a conformidade com a LGPD

Com isso, os negócios que fazem parte de Alimentos e Bebidas ganham mais presença, integração, agilidade e preços competitivos. 

Depois de mostrarmos os erros mais comuns na Transformação Digital dentro do segmento, você está pronto para aplicar a mudança? 

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