A demanda pela análise de dados nas seguradoras têm aumentado bastante nos últimos anos. Mas tão importante quanto levantar e saber o que fazer com essas informações é a sua proteção. Enquanto o mercado aprende a usá-las estrategicamente para gerar negócios, a segurança de dados deixa de ser um diferencial e assume o seu protagonismo nessa história.
Será que todas as empresas que atuam no setor de seguros estão atentas a esses riscos? Elas conhecem a Lei Geral de Proteção de Dados e sabem como se precaver? Como fazer a mineração e o uso dessas informações com segurança?
Ao longo deste artigo, você verá dicas e insights para estabelecer a cultura data-driven dentro da sua seguradora de uma forma totalmente protegida e resguardada pela lei. Acompanhe!
Por que é importante as seguradoras estarem em conformidade com a LGPD?
Mesmo que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) esteja vigente há mais de 1 ano, empresas do mercado de seguros têm dúvidas e encontram dificuldades para agir em conformidade com ela.
De acordo com um levantamento feito pela RD Station, 75% das empresas no Brasil ainda não estão adequadas à LGPD devido às dificuldades encontradas na implementação. Reforçando o seu argumento, a pesquisa mostrou que os principais motivos são:
- A complexidade das medidas e o volume de trabalho necessário para o ajuste (30%);
- O fato de não existir uma área dedicada à informação e ao tratamento de dados na empresa (27%);
- A falta de conhecimento sobre a legislação.
Isto, dentro de um panorama geral de diversas empresas no Brasil. No caso das seguradoras, que precisam garantir a segurança de dados sobre os dados de seus atuais e potenciais clientes, é necessário:
- Fazer o mapeamento dos processos que utilizam dados pessoais para identificar pontos a serem melhorados e adequados à lei;
- Comunicar de forma clara e objetiva com qual objetivo essas informações foram coletadas e para que elas serão utilizadas.
Agir em conformidade com a LGPD é essencial para as seguradoras, que trabalham com dados sensíveis. Por isso, essas empresas devem se atentar a alguns pontos. Veja a seguir.
Cuidado com as sanções da LGPD
De acordo com as sanções da lei, as penalidades podem variar de advertências a bloqueio de dados até a efetiva regularização da infração.
Outras punições mais graves são a eliminação dos dados e multa diária que pode chegar a 2% do faturamento da empresa, limitada ao valor de R$ 50 milhões.
Benefícios de estar em conformidade com a lei
De todos os modelos de negócios em diferentes mercados, o mercado de seguros é o que mais lida com informações pessoais e sensíveis. Isso significa que o setor tem muito mais responsabilidade sobre a segurança de dados e deve atuar sabendo disso.
Aderir a essas medidas e agir em conformidade com a LGPD proporciona alguns benefícios para as seguradoras. Como, por exemplo:
- Melhor relacionamento com o cliente pela confiabilidade e respeito à privacidade;
- Mais segurança na parte jurídica para usar os dados pessoais na estratégia de negócio;
- Segurança digital aprimorada para evitar o vazamento de outras informações importantes;
- Valorização da marca, pois há uma preocupação com o sigilo dos dados pessoais;
- Mais produtividade, pois bancos de dados serão abastecidos com informações decisivas e necessárias para a seguradora.
Isso sem falar que a empresa não ficará exposta à fiscalização da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão federal responsável pelo cumprimento da Lei.
Fornecedores e parceiros também precisam estar atentos
Estando em conformidade com a Lei, sua empresa se torna referência para outras, o que faz diferença. Afinal, ela pode ser responsabilizada pelas ações de seus fornecedores, caso eles ainda não tenham se adequado às exigências.
Quando se trata do mercado de seguros, essa relação se torna ainda mais complexa devido à sensibilidade dos dados tratados. Por isso, entre as boas práticas de adequação à LGPD está a revisão desses contratos.
Nós separamos um conteúdo publicado pela FGV que fala exatamente sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados no mercado de seguros. Confira!
Como armazenar dados com segurança?
A tecnologia é fundamental na segurança de dados. Por estarem em um processo de evolução constante, muitos líderes do mercado de seguros não conhecem a estrutura tecnológica necessária para garantir a máxima proteção sobre essas informações.
Mesmo assim, existem alguns pontos básicos — mas importantes — que envolvem tecnologia e precisam ser levados em consideração, como:
- Sempre contrate e implemente servidores de última geração;
- Possua uma hospedagem profissional em data center estruturado;
- Opte por servidores (físicos ou virtuais) dedicados. Eles devem ser gerenciados por equipe especializada;
- A integridade e a disponibilidade dos dados dependem de energia. Use circuitos independentes, geradores e no-breaks;
- Use ambientes redundantes. Ou seja, os dados não são armazenados em um único ambiente. Por isso, mesmo que sejam corrompidos em algum deles, ainda poderão ser acessados em outro;
- Adote mecanismos de autenticação e checagem dos usuários autorizados que sejam sempre elaborados.
Essa é uma lista básica para ajudar você a demandar e negociar com um possível fornecedor nessa área. Mesmo assim, uma boa dica é contar com o apoio de uma empresa especialista no assunto e que pode encurtar esse processo de transição.
Como treinar a equipe para reforçar a segurança de dados?
Por mais que a sua empresa tenha uma grande atenção para a parte técnica, as equipes são formadas por pessoas. Isso significa que há sempre a possibilidade de uma falha humana no processo. Olhar para esse tipo de problema é fundamental para se precaver.
Converse com os colaboradores e ofereça conteúdo específico sobre segurança para estabelecer uma cultura que favoreça esse critério na hora de lidar com dados. Quando há informação, a chance de erro entre os colaboradores é reduzida consideravelmente.
Cuidado com a rotatividade
Uma pessoa que trabalha na equipe e está deixando a seguradora pode levar dados sigilosos e estratégicos para a concorrência. Por isso, é importante estar atento.
Para evitar esse tipo de problema, procure controlar e monitorar os acessos dos colaboradores a determinadas informações, principalmente, se envolver dados sensíveis dos clientes.
Controle e monitoramento
Garanta que cada pessoa dentro do time tenha seu próprio acesso e que o software da seguradora limite as permissões de acordo com cada função.
Ah! E não se esqueça de garantir que todos assinem um contrato de confidencialidade sobre essas informações. Ele é uma prevenção jurídica diante de possíveis vazamentos de dados.
Por que agir de forma estratégica pode ser um diferencial para uma seguradora?
O relatório “The data-powered insurer: Unlocking the data premium at speed and scale”, publicado pelo Capgemini Research Institute, mostrou um dado interessante. Segundo o estudo, apenas 41% das seguradoras disseram que a estratégia de dados está alinhada com a estratégia de negócio. Ou seja, menos da metade. Sabe o que isso quer dizer?
Em primeiro lugar, que trabalhar com dados vai muito além de coletar um monte de informações sem direcionamento. E, em segundo lugar, que há uma grande janela aberta e pronta para ser explorada pelas empresas que possuem essa visão de mercado. São as chamadas Data Masters.
Para receberem esse reconhecimento, as seguradoras devem investir e alinhar quatro pilares principais:
- Construir a infraestrutura para permitir a implementação rápida de insights a partir dos dados;
- Possuir uma plataforma de tecnologia moderna para otimizar sistemas distintos;
- Gerar uma visão unificada do risco;
- Fornecer os dados necessários em tempo hábil.
A atuação dos dados na área de seguros tem um grande potencial de evolução e crescimento, mas precisa ser feita do jeito certo. Caso contrário, ela não sairá do papel.
Como ajustar os processos nas seguradoras para continuar inovando?
É importante que as seguradoras permaneçam em constante inovação com os dados. E mais: que desenvolvam estratégias que lhes permitam fazer previsões assertivas e acompanhar a evolução do comportamento dos clientes para fornecer, sempre, o melhor serviço e condição comercial.
Até porque não existe um final no caminho para a inovação. Como é hábito dizer no segmento de tecnologia, o “Always Beta” deve prevalecer. Esse é o conceito de aprendizado contínuo.
Contar com uma cultura de dados é importante, pois a concorrência está em constante evolução. A sua empresa precisa monitorar essas mudanças. Mas não se esqueça. Todo esse processo tem que vir junto de uma mudança na empresa e nas pessoas!
Entre em contato com a gente e vamos conversar!
Agora que você já sabe que trabalhar com dados vai muito além de ter as soluções tecnológicas, que tal planejar o processo de implementação seguindo os passos corretos na jornada pela inovação e tecnologia na sua empresa?
Só não esqueça de fazer isso em parceria com os seus colaboradores e, para isso, a comunicação é essencial. Se quiser apoio em todas as etapas, podemos ajudar. Estamos há mais de 10 anos no mercado, ajudando negócios a consolidarem sua presença digital. Entre em contato e vamos conversar!