Big Data, Cloud Computing, Robotização para automatizar os processos e Inteligência Artificial para criar padrões de monitoramento sobre tudo o que acontece dentro e fora da empresa são alguns dos principais benefícios proporcionados pela tecnologia em diferentes segmentos.
Essas inovações tecnológicas valem também para o setor de bens de consumo, mais especificamente para o mercado que atua com Alimentos & Bebidas. Há algum tempo, as marcas que atuam nesse setor têm se distanciado cada vez mais de seus atuais e potenciais clientes.
Elas optaram por se especializar em falar diretamente com os intermediários no processo. Ou seja, as empresas que possuem um papel importante na relação com o consumidor final ao trabalhar os produtos nos melhores pontos de venda.
Mas como as empresas que fazem parte da indústria, longe do consumidor final, podem entender sua real necessidade?
Com a demanda de clientes exigindo novos produtos, posicionamentos e atendimentos mais humanizados por parte das empresas, é essencial que diferentes mercados, assim como o de Alimentos e Bebidas, preparem-se para atender essa expectativa. Aí entra a tecnologia.
O que é robotização e o que ela tem a ver com o setor de Alimentos e Bebidas?
Tudo começa pela Transformação Digital. Quando um modelo de negócio decide implementar a tecnologia para conectar os dados à sua decisão, automatizar processos e ganhar mais tempo para capacitar pessoas e trabalhar mais estrategicamente, a robotização, também conhecida como RPA (Robot Process Automation) é uma das soluções implementadas.
O objetivo dessa tecnologia é a automação dos processos operacionais repetitivos por meio de um software conectado em diferentes etapas da cadeia de produção. E onde tem Robotização, tem Inteligência Artificial.
Segundo levantamento feito pelo McKinsey Global Institute, aproximadamente 35% do trabalho de uma indústria de Alimentos e Bebidas pode ser automatizado, incluindo os processos de Front Office e Back Office.
Já para o estudo da International Data Corporation (IDC), mostrou que para 2022 a tendência é que 45% das tarefas de trabalho repetitivas em grandes indústrias sejam automatizadas.
Desde o campo, na agricultura, passando pela indústria, até a distribuição dos produtos nos pontos de venda do ramo de Alimentos & Bebidas. O uso de dados pode não só corrigir os erros durante o processo, mas também prever possíveis adversidades antes mesmo que ela aconteça. É o que muitos especialistas estão chamando de "aprender com o futuro".
Como trazer essa tecnologia para a minha empresa?
De um lado, a robotização se conecta a diferentes sistemas para automatizar as tarefas repetitivas, enquanto, do outro lado, a Inteligência Artificial processa informações, sugere respostas e direciona os próximos passos da sua estratégia.
Quando elas estão conectadas dentro do sistema da sua empresa, é possível fazer o levantamento, monitorar, analisar e extrair insights essenciais sobre os dados dos atuais e potenciais clientes.
Além disso, as duas soluções tecnológicas ainda possibilitam estabelecer padrões de faturamento, de fraude, tendências e, obviamente, comportamento do consumidor.
Resumindo, é a chance que a indústria de Alimentos e Bebidas, tem de entender e se conectar direto com os seus atuais e potenciais clientes.
Com o apoio da tecnologia, essa leitura acontece a todo momento, atualizando os relatórios quase que em tempo real. Já pensou onde a sua empresa poderia chegar com todas essas informações? Veja alguns exemplos a seguir!
Benefícios da I.A. e Robotização no setor de Alimentos e Bebidas
Como a implementação dessas soluções tecnológicas podem impactar positivamente a rotina das empresas que atuam dentro do segmento de alimentos e bebidas? Existem tópicos importantes, e nós separamos os três principais a seguir:
1- Eficiência na operação
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior do país representando 10,6% do PIB e gerando 1,72 milhão de empregos.
A associação ainda mostra que o Brasil é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, levando seus produtos para 190 países.
No entanto, há uma redução significativa de perda de tempo com tarefas operacionais em toda a escala de produção quando aplicada tecnologias de robotização e automação de processos..
Na agricultura, é possível obter maior produtividade por meio da Internet das Coisas (IoT), assim como na indústria. Um sistema ERP pode tanto ajudar na organização da equipe de vendas como gerenciar PDVs mais efetivos.
Por fim, a captação e relação dos dados dos clientes se torna muito mais eficiente com o apoio dessas tecnologias.
2- Segurança de acessos
Através do Aprendizado de Máquina, ou Machine Learning, as regras estipuladas na programação da tecnologia evoluem com o decorrer do tempo e os comandos inseridos nela.
Dessa forma, ambientes se tornam mais controlados, pois apenas as pessoas envolvidas em cada etapa da linha da produção terão acesso a essas informações.
No caso de Alimentos & Bebidas, por exemplo, podemos manter protegidas diversas informações que são sigilosas, como fórmulas especiais, contatos de fornecedores e até os dados de clientes.
Essa preocupação com a segurança é importante para proteger contra exposições desnecessárias a ataques cibernéticos, mas também proteger a empresa de possíveis sanções e multas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde agosto do ano passado no Brasil.
3- Equipe mais produtiva
Muito mais estratégico. Colheita, linha de produção, controle de maquinário, levantamento de dados da equipe de vendas, insights sobre os clientes. Tudo pode ser feito pela tecnologia, mas isso não quer dizer que ela vai substituir o trabalho humano.
Na verdade, os colaboradores poderão dedicar o seu trabalho para pensar em soluções criativas e estratégicas para o negócio. Afinal, enquanto os robôs e a Inteligência Artificial tomam conta da operação, as pessoas podem dedicar seu tempo e energia para buscar resultados cada vez mais eficientes.
Seu time irá focar em estratégias que agreguem valor ao negócio, enquanto o robô cuida da operação. Isso significa que as pessoas terão mais tempo e foco para produzir e entregar resultados eficientes.
Atenção para a Lei Geral de Proteção de Dados
A tecnologia é uma importante aliada na gestão e governança de dados dentro de qualquer empresa. No caso do mercado de Alimentos e Bebidas, mais especificamente da área de Alimentos & Bebidas, ela pode implementar técnicas de anonimização, ajustar nomes reais para pseudônimos, mascarar informações financeiras, entre outras.
Estar atento a esses aspectos é fundamental para evitar riscos. Vale lembrar que as sanções da LGPD entraram em vigor em agosto do ano passado.
No Brasil, a multa é limitada em até 2% do faturamento da pessoa jurídica de direito privado, grupo ou conglomerado, baseado no seu último exercício, excluídos os tributos, estando o valor máximo restrito a R$ 50 milhões por infração.
Pronto! Agora que você já sabe por onde começar e com o que tomar cuidado na aplicação da tecnologia ou implementação de meios de robotização. Converse com um especialista nessas soluções tecnológicas e experimente a implementação dentro da sua empresa. Os resultados podem impressionar.
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