Propósitos: inspiração, mobilização e crescimento

“Nossa rotina é muito rica e, se treinarmos bem o olhar, podemos encontrar muitos insights para soluções complexas.” Estar com os sensores ligados consumindo os mais variados conteúdos é um dos meus principais hábitos. E isso também acaba sendo uma das maiores ferramentas de inspiração. A criatividade é uma competência. Por isso, pode e deve […]

Por Roberto Ribas
Publicado em 14/06/2021

“Nossa rotina é muito rica e, se treinarmos bem o olhar, podemos encontrar muitos insights para soluções complexas.”

Estar com os sensores ligados consumindo os mais variados conteúdos é um dos meus principais hábitos. E isso também acaba sendo uma das maiores ferramentas de inspiração. A criatividade é uma competência. Por isso, pode e deve ser desenvolvida permanentemente. Assim como qualquer outra habilidade, ela cresce conforme você vai exercitando seu modelo mental e sua postura para encontrar maneiras diferentes e mais eficientes de agir. 

Mas, assim como o modelo mental e a atitude, você precisa ter material para ser acionado quando necessário. Na minha opinião, a principal forma de ampliar sua capacidade criativa é alimentar constantemente seu repertório: abastecer sua “biblioteca” com novidades o tempo inteiro.

Claro que experiências mais envolventes — como viagens, por exemplo — desenvolvem repertórios mais ricos e pomposos. No entanto, o dia a dia também pode ser uma grande fonte de inspiração. Muitos dizem que criatividade é a capacidade que temos de extrair do cotidiano algo extraordinário. Sendo assim, não há nada mais inspirador do que a rotina — a vida ordinária que percorremos. Nossa rotina é muito rica e, se treinarmos bem o olhar, podemos encontrar muitos insights para soluções complexas.

As pessoas são uma verdadeira fonte de inspiração. Pensei várias vezes como escrever isso sem parecer clichê, mas desisti ao perceber que a verdade não precisa de floreios para ser convincente. A capacidade de ouvir os indivíduos e se colocar no lugar deles é uma ferramenta poderosa para buscar inspiração para tudo, principalmente na tomada de decisão. Escutar o contraponto, a opinião contrária, o outro lado, enfim, o que é diferente — isso também me ajuda muito. 

Apesar de ser publicitário de formação, transitei por ambientes diversos ao longo de minha carreira. Convivi com métodos, processos e até mesmo paradigmas completamente distintos. A objetividade e o pragmatismo do mundo da tecnologia, no qual os processos devem ser muito bem definidos e a engrenagem deve estar lubrificada, complementam o universo mais livre, até mesmo caótico, da comunicação. Ao mesmo tempo, minha formação nas ciências humanas se soma ao convívio com pessoas que têm em seu job description a criatividade. 

É esse repertório que nos permite simplificar a comunicação, buscando analogias nos mais variados temas. Situações cotidianas, como o futebol, são campos riquíssimos, apesar de não estarem sempre ao alcance de todos. 

Artigo publicado originalmente Metrópoles