O que significa RPA e por que o varejo precisa dessa automação?

A automação de processos é o presente, mas também será o futuro! Descubra o que significa RPA e veja qual a importância para o varejo. Leia Mais!

Por Brivia
Publicado em 05/04/2022

Se puxarmos pela memória, dificilmente encontraremos uma área que mais se renovou e buscou alternativas para se adaptar desde que a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil do que o varejo.

E, assim como em outras áreas, os caminhos abertos para a inovação e competitividade de mercado vieram da implementação de novas tecnologias.

E não somos só nós que estamos falando. Segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a utilização de canais digitais no mercado varejista cresceu exponencialmente nos últimos 3 anos.

Entre plataformas digitais, vendas on-line, ERPs, soluções de monitoramento e análise de dados, o destaque do artigo a seguir será o que significa RPA, Robotic Process Automation ou Automação Robótica de Processos. Mas você sabe…

O que significa RPA?

É a estratégia de utilizar a tecnologia, como Inteligência Artificial, Machine Learning e outras soluções robóticas, para simular atividades humanas básicas e tarefas simples e operacionais.

Não estamos falando aqui de Skynet (Exterminador do Futuro), USR (Eu, Robô) ou outro filme de ficção científica. O objetivo é fazer com que a equipe ganhe muito mais produtividade dentro do varejo, aumentando a sua eficiência operacional.

Por meio da RPA, é possível:

  • evitar falhas humanas;
  • reduzir riscos e exposições desnecessárias;
  • diminuir os custos operacionais (o robô está disponível por 24 horas e não exige mudanças na infraestrutura de TI);
  • obter maior precisão nos processos do dia a dia, entre outras vantagens.

Se antes o tempo e a energia do varejo eram dedicados para o desenvolvimento de atividades burocráticas, com a RPA é diferente. Eles são utilizados para estratégia, inovação, treinamento e a melhor experiência para o cliente. Resumindo, a RPA pode cuidar de tudo, então sobra mais tempo para evolução e inovação.

Falando em varejo, nós separamos um podcast interessante sobre uma das maiores empresas do segmento no Brasil. Confira:

Quais áreas do varejo podem usar a RPA?

Um estudo recente divulgado pelo Gartner mostrou que até 2020, 90% das empresas de médio e grande porte possuem ao menos um processo sendo executado por scripts de robô na plataforma RPA. Mas é claro que o varejo não ficou de fora.

Mas em quais áreas dentro do mercado varejista a tecnologia pode ser aplicada? Nós separamos quatro setores em que a atuação da ferramenta pode ajudar:

Suporte e atendimento ao cliente

Na Era da Disponibilidade, a paciência e o tempo de resposta acabam ficando muito menores. Diante desse cenário, a automação auxilia no atendimento por meio de chatbots, inteligência artificial para encontrar as melhores ofertas e outras soluções que permitem ao usuário obter respostas de perguntas mais frequentes.

Gestão logística e cadeia de abastecimento

O que significa RPA na logística e no supply chain? Ela pode transformar a produtividade no varejo. O que chamamos de “robôs inteligentes” podem melhorar a organização, os processos e a comunicação entre as diferentes áreas do setor.

Organizar o estoque, identificar pontos críticos na entrega e gerenciar o pós-vendas são alguns exemplos de atividades melhoradas pela RPA.

Gestão de ERP

Ao aplicar a RPA na funcionalidade de suporte e manutenção, o setor varejista pode contar com apoio de parceiros estratégicos para fazer a gestão e o acompanhamento da funcionalidade da tecnologia dentro da área de vendas.

» Business Intelligence

A tecnologia do RPA ajuda a levantar dados estratégicos com mais agilidade e assertividade. Essas informações podem ser utilizadas para qualquer equipe de vendas dentro de uma empresa do mercado varejista para criar melhores estratégias de negócios e aplicar no planejamento.

RPA: quais benefícios pode trazer ao varejo?

Até aqui, nós compartilhamos com você o que significa RPA e como ela pode ser aplicada, mas as possibilidades sobre o uso dessa solução são as mais diversas. Porém, quais são os benefícios proporcionados por essa estratégia dentro do varejo?

1. Implementar índices para desempenho e auditoria pensando em produtividade.
2. Diminuir os riscos de operações e entregas no dia a dia.
3. Reduzir as despesas e economizar recursos por meio de Inteligência Artificial.
4. Evolução e melhora na hora de gerenciar e organizar o estoque.
5. Resultados e informações disponibilizados com mais frequência.
6. Abrir as possibilidades de desenvolvimento de multitarefas simultâneas.
7. Melhor integração entre diferentes aplicativos.
8. Finalizar os processos do dia a dia com muito mais precisão.

Percebe como a Automação Robótica de Processos está bastante conectada ao aumento de produtividade no varejo?

Veremos juntos como colocar essa teoria no dia a dia da loja, supermercado ou qualquer outra empresa do mercado varejista.

Indústria varejista: como usar a RPA na prática?

Mais do que solução tecnológica, o que significa RPA? Ela consiste em utilizar diferentes tecnologias para identificar e implementar motivadores comportamentais e emocionais para melhorar a experiência de compra. Veja algumas dicas de como aplicá-la:

1. Chat Commerce

Já pensou em usar os aplicativos de mensagens para criar uma relação entre marcas e consumidores que vai além do atendimento? Por meio do chat commerce, é possível tirar dúvidas sobre os produtos, perguntar sobre o funcionamento de uma loja física, os meios de pagamentos disponíveis e até fazer uma compra, sem fazer login em uma loja virtual.

A RPA pode ser aplicada nos pontos de conversa para diminuir o tempo de respostas, sugerir novos produtos a partir da experiência de compra e interagir utilizando chatbots.

2. Lojas autônomas

Como o próprio nome diz, são estabelecimentos que funcionam de modo autossuficiente, sem a presença de colaboradores. No conceito de loja autônoma, o cliente entra, pega o produto, faz o pagamento no aplicativo e tem sua saída liberada. Sem pessoas trabalhando no local, a tecnologia se faz ainda mais necessária. Fica mais claro o que significa RPA.

Reconhecimento facial, cruzamento de dados de geolocalização, automação aos meios de pagamento, organização e reposição de estoque, entre outras formas de reduzir a fricção na experiência de compra do cliente.

3. BOPIS

Buy On-line, Pick-up In Store. Compre on-line, retire na loja. O objetivo dessa estratégia é conectar os canais de experiência digital e física, descomplicando a experiência de compra. A modalidade torna a rotina muito mais simples e prática, além de permitir que os clientes economizem ao retirar o valor do frete.

A RPA no BOPIS pode ser usada para encontrar as melhores lojas para a retirada de produtos, notificar os clientes sobre a disponibilidade de uma mercadoria e organizar a logística do estoque até a loja física.

4. Last-Mile Delivery

Ou “última milha de entrega”. Apesar da unidade de medida internacional dar nome a essa estratégia e não os “km”, como conhecemos, o conceito é basicamente o mesmo. Ela consiste na transição da entrega de um centro de distribuição, passando por uma transportadora até chegar ao consumidor final.

Como a eficiência é essencial nesse processo para garantir que você não fique preso em um gargalo logístico. A RPA automatiza não só a organização dos pedidos, mas todos os processos burocráticos da compra até a entrega.

5. Dark Stores

Uma das melhores soluções em logística para garantir a melhor experiência de compra para o cliente. São pequenos centros de distribuição com estoques menores e localizados em pontos geograficamente estratégicos que garantem que os produtos sejam entregues com agilidade e eficiência.

Mas como saber quais são os melhores pontos para implementar uma dark store? Por meio da Inteligência Artificial e RPA é possível fazer essa leitura com mais eficiência.

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