O conceito de Transformação Digital tem se tornado cada vez mais comum em diferentes mercados. No entanto, muito mais do que um termo que está em alta quando o assunto é inovação e mudança, esse processo, quando aplicado da maneira correta dentro das empresas, pode mudar a maneira de pensar e olhar para a inovação.
E isso vale também para os modelos de negócio que atuam dentro do mercado de Alimentos e Bebidas, especificamente no setor de Alimentos & Bebidas. Afinal, se você quer se aproximar do público final e entender o comportamento do seu consumidor, a Transformação Digital é a porta de entrada para esse novo universo.
Estudos apontam que 67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente. Além disso, 70% das empresas listadas na Fortune 500 montaram times dedicados à Transformação Digital. Isso significa que essa estratégia é mais importante e está mais em evidência do que nunca.
A empresa não precisa ser do ramo da tecnologia para pensar em Transformação Digital
Seu produto pode não ser de tecnologia, você pode não vender um aplicativo, mas a sua empresa é conhecida, reconhecida, comunicada e julgada por meio da tecnologia.
É o caso da indústria de Alimentos e Bebidas. Apesar de não fazer parte desse segmento, tudo ao redor desse setor pode ser apoiado pela Transformação Digital.
Como exemplo, podemos citar a possibilidade das marcas entenderem e criarem pontos de contato direto com seus consumidores. No Brasil, o hábito de comprar produtos não duráveis on-line se intensificou muito após os impactos da pandemia de Covid-19.
Um caso interessante é a Swift, grande empresa de alimentos congelados, que se tornou um caso de sucesso nesse aspecto. Através de uma parceria com o Google, a companhia foi capaz de criar uma estratégia que multiplicou suas vendas por aplicativo no período da pandemia.
Mas e o que não é Transformação Digital?
Ao longo deste artigo, nós falaremos mais sobre o que não faz parte desse processo de mudança no setor de Alimentos e Bebidas. O objetivo é fugir do que é moda e orientar sobre o que é a Transformação Digital de fato, evitando que o seu negócio implemente soluções ineficazes ou incompletas pensando que tudo irá mudar de uma outra para outra. Vamos lá?
› Implementar a melhor e mais inovadora tecnologia
Transformação Digital é muito mais do que isso. Aplicar Metodologias Ágeis no dia a dia das equipes, repensar processos, conversar e capacitar as pessoas. Tudo isso faz parte do conceito e dos processos da Transformação Digital dentro das empresas que atuam no mercado de Alimentos e Bebidas.
Inclusive, muitas dessas soluções você viu em outros artigos publicados aqui no blog. Por mais que esses termos e tecnologias estejam relativamente claros para quem atua no segmento, ainda existem algumas pessoas que acabam se confundindo ao se deparar com tantas soluções.
Será que essa ferramenta ou serviço poderia ser adotado pela minha empresa? Em qual processo ela deve ser implementada: agricultura, indústria, pontos de venda, relatoria?
E mais! Apenas usar a tecnologia no dia a dia significa que a corporação está passando por uma Transformação Digital?
Como já disse Vitor Marise, gerente de marketing da Frigol, uma das empresas que atua no ramo: em uma entrevista para a ProXXIma:
"As empresas devem estar atentas às demandas do mercado, mas isso não basta. É preciso acompanhar as mudanças e estar preparado para responder da melhor forma possível”.
A realidade é que as pessoas querem, cada vez mais, comprar de marcas acessíveis e responsáveis, e o uso de Inteligência Artificial (IA) e blockchain ajuda a entregar segurança e confiabilidade ao consumidor, é verdade.
Porém, de nada adianta essa proposta de inovação, se não há uma estratégia que saiba lidar com gestão de pessoas e estabelecer uma relação próxima com o cliente. Essa reflexão sobre a Humanização e a Cultura na Transformação Digital dentro do segmento de Alimentos e Bebidas nos leva ao próximo ponto.
› Não é apenas um diferencial, ela é fundamental
A pandemia de Covid-19 transformou o modo como as empresas encaram as novas tecnologias e como as pessoas se relacionam e compram das marcas. Quem ainda não aderiu ao movimento pela modernização e digitalização, finalmente se deu conta de que este é um caminho sem volta.
A digitalização acompanha todos os processos, desde relacionamento com os clientes até tornar mais práticos os procedimentos diários, ganhando produtividade e escala, que garantem novas ideias e soluções para o mercado.
No setor de Alimentos e Bebidas este movimento não foi diferente…
Por ser um dos setores que mais cresce no Brasil (184,2% no primeiro trimestre de 2021, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), é também um dos que mais investe na Transformação Digital.
Que tal um exemplo?
A empresa paranaense Golden IT, especializada no atendimento de micro, pequenas e médias indústrias do ramo de alimentos, cresceu exponencialmente durante a pandemia com suas soluções em ERP para indústrias e distribuidoras de alimentos.
Entre as demandas mais procuradas pelo setor estão a customização, controle de estoques, dados para distribuição em pontos de venda, fluxo de mercadorias etc. Mas de que adianta aplicar a tecnologia, se não souber qual o problema que precisa ser resolvido?
Há grande espaço para essas soluções no mercado, porém, antes de procurar as respostas, é preciso fazer as perguntas certas.
A Transformação Digital passa a ser uma mudança essencial que garante a competitividade pela inteligência de dados, agilidade de processos e uma jornada mais humanizada para o cliente. No entanto, aplicar essa mudança só é possível se souber os problemas que precisam ser resolvidos.
› Não existe “trabalhar com dados” se não há estratégia
Todos sabemos a importância dos dados para o sucesso das empresas nos dias de hoje.
Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e pelo MIT Sloan Management Review (MIT SMR) revela que 69% dos líderes se sentem mais preparados para enfrentar a concorrência com o uso de dados e tecnologia.
No entanto, pouco adianta captar os dados se não sabemos utilizá-los. Veja dicas do que não pode faltar para sua empresa no ramo de Alimentos e Bebidas ter sucesso.
1. Pessoas: apesar dos dados serem centrais, são as pessoas que os transformam em informações úteis para a empresa. Por isso, é fundamental investir na formação de uma equipe competente para analisar essas informações.
2. Processos: a coleta, análise e compartilhamento das informações são essenciais para o sucesso. Você precisará de uma sistematização constante de dados e saber quem, quando e como funciona cada processo. Assim, evita-se cometer erros desnecessários.
3. Cuidado com as informações: escolha cuidadosamente quais informações serão utilizadas, de onde elas serão extraídas e como serão combinadas para atingir os objetivos traçados na estratégia. Controle tudo e certifique-se de que as informações estão protegidas de acordo com o que determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Um bom exemplo é a Nestlé, empresa quase centenária e tida como uma referência para outras marcas do segmento de Alimentos e Bebidas, mais especificamente de Alimentos & Bebidas. Um estudo encomendado pela Umbigo do Mundo, aponta que essa companhia vem investindo fortemente na Transformação Digital nos últimos anos.
Segundo Marcelo Merchior, presidente da Nestlé Brasil, esse processo tem o objetivo de “construir um vínculo cada vez mais forte com os consumidores, porque, quanto mais forte esse vínculo, mais eu blindo a relação que temos juntos”.
Esses dados são necessários para melhorar a experiência do cliente
Com o seu cliente cada vez mais participativo e conectado em diferentes canais digitais e plataformas, o mercado de Alimentos e Bebidas precisa monitorar a jornada de compra e saber usar essas informações estrategicamente. Por isso, os três pilares citados acima são fundamentais para a Transformação Digital.
Tem começo e meio, mas não tem fim
A Transformação Digital é um processo contínuo de aprendizado e evolução.
Na indústria de Alimentos e Bebidas, mais especificamente na área de Alimentos & Bebidas, podem existir diversos pontos de contato com o cliente, plataformas de compra, maneiras de experimentar os produtos e soluções que indiquem o que é melhor para o seu público naquele momento.
É muito comum finalizar uma etapa, iniciar outra e, depois, voltar para a etapa anterior com novos aprendizados. Isso acontece porque a tecnologia evolui o tempo todo, assim como os métodos e as formas de inovação. Por isso, a estratégia deve ser sempre revisitada.
Então, a Transformação Digital não é o fim, mas o meio, um caminho que leva a dois únicos destinos: inovação e sucesso!
É inovar e comunicar. É sobre pessoas.
Ouvir suas necessidades, apresentar novas habilidades e conhecimentos, medir os índices de satisfação e resultados precisam ser uma prioridade para qualquer empresa. Lembre-se que eles absorverão as novas tecnologias e darão sequência aos planos.
Cabe à liderança criar times que se complementam e que nativos digitais conversem e engajem os mais resistentes às mudanças. Essa multidisciplinaridade será fundamental para a mudança.
Não esqueça de passar por esse processo sempre em parceria com toda a equipe, PDVs e colaboradores do agro, passando pela indústria, até toda a equipe de vendas. Para isso, a comunicação é essencial.
Inclusive, se precisar de apoio em todas as etapas, podemos ajudar.
Estamos há mais de 15 anos no mercado, ajudando negócios a consolidarem sua presença digital.
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