Agile, mindset ágil e métodos ágeis não são termos usados só por quem trabalha com tecnologia? Na verdade, é muito mais do que isso! O modelo de trabalho tem sido adotado por empresas de diferentes mercados no Brasil e no mundo.
O objetivo dessa estratégia é evoluir processos e garantir a melhor entrega para os clientes. Tudo isso, promovendo o engajamento e valorizando cada colaborador envolvido no processo. Por exemplo, os profissionais que trabalham na equipe de vendas, atuando na linha de frente, entre outros.
Por isso, há quem diga que o mindset ágil não resolve problemas dentro dos processos. E sim expõe os que existem. E aí, ficou curioso? Veja, a seguir, um pouco mais desse conceito, aplicações no dia a dia e vantagens no mercado de seguro. Confira!
O que é o mindset ágil?
O mindset ágil é uma forma de conduzir os projetos. Seu objetivo é dar maior velocidade aos processos, isto é, desde o briefing até a entrega das tarefas. Logo, o conceito tem como base proporcionar um fluxo com mais agilidade, flexibilidade e interatividade entre as pessoas e sem tantos obstáculos.
Uma das grandes vantagens desse modelo de trabalho está justamente em priorizar e valorizar quem faz parte desses projetos. No Agile, valores como esse estão presentes em todas as etapas, automatizando os fluxos.
No caso das seguradoras, servirá não só na criação de um produto ou uma nova ideia, como na mensagem transmitida ao cliente final. Portanto, será um importante aliado para melhorar a produtividade e elevar as perspectivas de sucesso para diferentes modelos de negócio.
Por que as empresas de seguros devem aplicar a Metodologia Ágil?
Tecnologia, vendas, marketing, administrativo, financeiro... O mindset ágil vai muito além do TI, principalmente quando ele faz parte de um processo de Transformação Digital dentro de uma seguradora. Os métodos devem estar inseridos na cultura e no dia a dia para que faça sentido e potencialize os resultados.
E aí, fica a pergunta. Se o mercado de seguros trabalha há tanto tempo da mesma forma tradicional e os profissionais estão cheios de outras demandas, por que dedicar esforços em mudar neste momento? Veja 7 motivos que relacionamos a seguir:
1. Proporciona um melhor entendimento dos segurados sobre o negócio como um todo, assim como permite maior cooperação entre todas as áreas.
Equipe interna ou representantes atuam juntos para responder às necessidades de forma rápida e assertiva.
2. Setores internos e clientes, que tinham pouca voz nos processos, passam a ser mais ouvidos na criação de produtos ou serviços.
Sinistros, coberturas, planos, vida, automóveis entre outros setores. Se o colaborador atuava só em uma parte do processo, com os métodos ágeis, ele adquire uma visão mais ampla e entende a importância do seu papel no todo.
3. Mudança no modo de avaliar os colaboradores, com metas definidas e demonstradas como valor para o cliente.
Como saber se as dúvidas dos segurados sobre seus direitos e suas obrigações, bem como a atuação como um consultor de riscos estão sendo realizadas com efetividade? Com o agile, esse levantamento e análise de dados pode ser feito com mais qualidade e frequência.
4. As pessoas aprendem um novo modo de trabalhar juntas.
Criar novos planos e formatos de contratação, atender o cliente e oferecer soluções que estejam mais de acordo com o perfil, analisar as possibilidades de contrato ou oferecer uma consultoria de riscos. Todas as etapas mudam com as metodologias ágeis.
5. Garantindo a autonomia das equipes, pois elas devem aprender a resolver problemas por conta própria.
Autonomia que agiliza o retorno para um cliente sobre determinada demanda ou a necessidade de uma cobertura imediata.
6. Oferece ferramentas, reduz a burocracia e trabalha de forma enxuta e objetiva com equipes de no máximo 10 pessoas, com foco em resolver problemas.
A burocracia é uma característica muito presente no mercado de seguros. Implementar esses métodos mudam a rotina, os processos e até as equipes. Por isso, a resposta sobre uma necessidade do segurado, bem como uma análise de perfil acaba sendo muito mais ágil.
7. Acompanhamento e monitoramento para evoluir processos e garantir melhores resultados. Em resumo, a liderança e a operação estão sempre evoluindo.
No novo modelo de trabalho, é possível aprender, aprimorar e integrar continuamente. A chave para o sucesso é a comunicação com os colaboradores.
Junte a isso um ambiente em que seja seguro errar, para corrigir rapidamente e integrar essas lições.
Como aplicar o mindset ágil na gestão de projetos do mercado de seguros?
As seguradoras que optarem por utilizar o mindset ágil devem ter consciência se nasceram ou não com essa mentalidade. Afinal, o mercado de seguros é um segmento inovador e que está sempre pensando como a tecnologia pode ajudar a melhorar a experiência dos clientes?
Se perguntar para qualquer pessoa, a maioria responderá que não. Isso acontece porque ao falar em seguradoras, as pessoas já imaginam formulários, apólices, reuniões e papéis para preencher e quase nada de tecnologia.
Diante desse cenário, quanto mais antes começar a busca pela inovação, melhor para a empresa que quer se manter competitiva no mercado. Segundo a pesquisa Insurance Industry Outlooks, 74% das seguradoras querem aumentar investimentos para desenvolvimento de projetos de I.A. para 2022.
E por onde começar a implementação do mindset ágil?
Primeiro, entender que qualquer transformação ágil deve ser abrangente (envolvendo estratégia, estrutura, processos, pessoas e tecnologia). Além disso, iterativa (não dá para prever tudo, imprevistos acontecem e ser flexíveis sobre eles é essencial para o sucesso).
Com essas informações no radar…
A seguradora pode seguir os passos da Jornada para o Agile. Apólices, atendimento ou time de representantes.
- Descobrir o valor dos setores, produtos e fluxos de trabalho que agregam valor e como eles podem se beneficiar da agilidade.
- Logo após, criar a estrutura através de fluxos de trabalho e organização e montar times ágeis, potencializando as entregas de valor, seja o atendimento ou a velocidade na hora de enviar um serviço ou socorro necessário.
- Depois, pensar no Backbone e identificar melhorias nas equipes e na tecnologia, para mudar a cultura organizacional da seguradora.
- Por fim, estruturar o Roadmap de implementação, que irá determinar o planejamento de toda essa mudança dentro da seguradora.
Ah! E claro, não podemos esquecer da importância dos dados na hora de elaborar essa estratégia. Falamos um pouco mais sobre o tema no webinar a seguir. Veja mais!
O que fazer para garantir essa mudança de cultura com eficiência?
Comunicação. A palavra-chave para a implementação de uma nova forma de trabalho, ferramentas ou metodologias ágeis é comunicar, capacitar e conversar com os colaboradores. No caso de seguradoras ou empresas que atuam no setor, uma boa dica é implementar técnicas de inbound marketing, oferecendo conteúdo relevante sobre o tema em evidência.
Que tal abordar temas relacionados à atuação do Agile para quem trabalha no escritório ou para os corretores que atendem seus clientes? Artigos, eBooks, painéis educativos e webinars podem ajudar as pessoas a entender como funciona essa nova metodologia ou aprender as novidades sobre o tema.
Ao longo deste artigo, vimos como desenvolver uma estratégia de comunicação com base nos dados é fundamental para ajudar as pessoas a se adaptarem. Seja ao utilizar novas soluções, seja ao aplicar uma metodologia ágil dentro das empresas.
No caso das seguradoras, esse planejamento é ainda mais essencial. Isso pois a informação ganha escala e chega a todas as camadas de atuação: do escritório aos corretores que atendem os clientes. Portanto, entregar o básico já não é mais suficiente.
É preciso ampliar o alcance do conteúdo para orientar os principais agentes de mudança e implementação de metodologias ágeis. Nesse caso, são os colaboradores da sua equipe.
E aí, gostou do conteúdo? Temos um e-book completíssimo sobre A Transformação Digital na Área de Seguros. Acesse a página, faça o download e aproveite!