Diante da evolução da tecnologia, o mercado de Alimentos e Bebidas do Brasil, especificamente o segmento de Alimentos e Bebidas, precisou escolher entre dois caminhos: agilizar-se ou ficar para trás. Ao optar pela primeira opção, muitas empresas que atuam no setor então adotaram a Transformação Digital e as Metodologias Ágeis em busca da sua modernização.
De onde vem essa corrente acelerada pela mudança dentro desse segmento?
Segundo especialistas, quando o e-commerce surgiu no país, por volta dos anos 2000, ele abriu um leque de possibilidades na experiência de compra para os consumidores e diversos modelos de negócio já tiveram que se adaptar.
Afinal, foi impulsionada uma série de processos de desenvolvimento da tecnologia em muitas vertentes, que mudaram o papel dessas inovações dentro das empresas do mercado da indústria de Alimentos e Bebidas.
Afinal, por que enfrentar a fila do caixa se podemos fazer compras nos melhores supermercados da cidade, sem nem precisar sair de casa? A resposta está na inovação, e ela veio através da tecnologia e do Agile.
A pandemia de Covid-19 e a mudança nos hábitos de consumo
Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), antes da pandemia de Covid-19 chegar ao Brasil e obrigar o fechamento das lojas físicas, o e-commerce representava, em média, 9,2% da receita.
Em julho de 2020, com apenas quatro meses de isolamento social, essa marca mais do que dobrou e chegou a 19,8%. Em junho de 2021, o crescimento foi um pouco mais discreto e já alcançava os 21,2%.
E mais! De acordo com o relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro obteve um crescimento de 75% em 2020 se comparado ao ano anterior. O que aconteceu, ainda mais, depois do início do isolamento social.
Com as pessoas comprando mais através das plataformas digitais, a solução que as empresas do mercado de Alimentos e Bebidas encontraram é inovar através da Transformação Digital e, claro, das Metodologias Ágeis.
Agile: a implementação de Metodologias Ágeis no setor de Alimentos & Bebidas
O primeiro passo para implementar as Metodologias Ágeis dentro das empresas de Alimentos e Bebidas foi entender o que elas fazem. Afinal, por que elas são diferentes de seus concorrentes de mercado?
Negócios ágeis têm como principal característica sua capacidade de combinar talentos de maneiras mais fluidas e objetivas. São empresas que criam times formados pelas pessoas certas e com foco em solucionar determinados problemas com agilidade e assertividade.
Quando chegam aonde querem, desfazem a equipe e recombinam essas pessoas em outros lugares. Foi aí que muitas delas acabaram se encontrando diante do primeiro desafio. Afinal…
Empresas de Alimentos e Bebidas não são ágeis
Pelo menos a maioria delas que atuam no Brasil ainda tem muito a evoluir. Alguns grandes players do mercado como a Coca-Cola e a Johnson & Johnson já se manifestaram publicamente sobre a importância da agilidade em seus processos.
Outros exemplos, a Campbell Soup e a Tyson Foods também estão mudando sua forma de trabalhar para entender como essas metodologias podem reforçar sua linha de produção. Mas como adotar o Agile no dia a dia? E o mais importante: por quê?
Respondendo a primeira pergunta, vale destacar que a indústria de Alimentos e Bebidas, mais especificamente de Alimentos & Bebidas, possui diferentes etapas dentro de uma cadeia complexa e longa de produção.
Desde o agrobusiness, passando pela indústria, até a distribuição em diferentes pontos de venda (PDV). Em cada uma dessas etapas podem ser aplicadas diferentes metodologias ágeis, como, por exemplo:
1. Agro: flexibilidade dos processos
Isso mesmo! No caso do agrobusiness, as metodologias ágeis aplicadas com o apoio da tecnologia podem eliminar processos burocráticos e manuais para que as pessoas foquem seu tempo e esforço em projetos mais estratégicos dentro do agronegócio.
Por meio de uma conectividade de alta eficiência, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), é possível conectar todo o maquinário nessa etapa, garantindo um levantamento completo de dados que podem evitar erros antes que eles aconteçam.
Enfim, chegamos à pergunta de milhões: por que implementar o Agile na minha empresa?
Se você conhece a indústria de Alimentos e Bebidas, sabe o quanto ela é tradicional e — em muitos casos — resistente a mudanças. Diante deste cenário, aplicar soluções que envolvam inovação e tecnologia já garantem boa vantagem competitiva a outros players de mercado.
No entanto, o ponto mais importante aqui é a mudança nos processos. As empresas que trabalham com Metodologias Ágeis passam a monitorar e levantar mais dados e informações relevantes durante todo e qualquer processo.
Esses relatórios são essenciais para trabalhar novas formas de inovação e se aproximar do consumidor final, a pessoa de quem a indústria de Alimentos e Bebidas se distanciou com o decorrer do tempo.
Portanto, mais do que uma estratégia de inovação e mudança nos processos é uma chance de pensar diferentes formas de impactar o seu atual e o potencial cliente. Já imaginou todas as possibilidades que podem surgir dessa troca?
Lembre-se: para inovar é preciso repensar alguns conceitos já consolidados no mercado. E aí, gostou do conteúdo? Temos um e-book completíssimo sobre A Transformação Digital no Setor de Alimentos & Bebidas.
Acesse a página, faça o download e aproveite!