Vivemos um cenário econômico imprevisível no mundo todo. Além disso, a guerra na Ucrânia e a recessão internacional tornam o otimismo nas empresas cada vez mais raro. Mesmo assim, não significa que podemos deixar de acreditar em dias melhores. As inovações em marketing mostram isso.
Se olharmos bem para o futuro, o ano de 2023 promete! Será um período para usar a criatividade, a humanização e a Transformação Digital. Um ciclo para superar todas essas adversidades. Quer saber como ser otimista? Acompanhe a seguir.
Humanização e um novo olhar para o cliente
Cliente final, parceiros e colaboradores. Uma das principais inovações em marketing para 2023 é a humanização, para compreender e entregar valor para as pessoas. Isso vale para quem vai ao supermercado até o executivo que decide fechar um negócio.
Antes de tudo, saiba que os clientes estão demandando essa atenção. Em outras palavras, o modo como marcas e pessoas se relacionam está mudando e as empresas devem saber como se preparar.
Segundo o estudo CX Trend 2022, da Zendesk, 60% dos clientes têm padrões mais altos de atendimento se compararmos com o período anterior a 2020. Ou seja, nós acabamos mudando bastante os nossos hábitos, o que refletiu na maneira como compramos.
Com clientes mais informados, as marcas precisam saber como responder a essas expectativas. Isso quer dizer que as pessoas e as próprias marcas estão cuidando mais umas das outras. Por isso, a mudança é notável não só pelo ESG, mas pela preocupação com um posicionamento mais sustentável.
É o momento de olhar para onde vai o negócio
Em primeiro lugar, toda empresa precisará entender quais são os seus indicadores e ser mais eficientes a partir de novos processos e tecnologia. Tudo isso para conseguir responder às demandas dos clientes e do mercado no tempo certo.
Propósito, planejamento, capacitação, gestão e cultura. Todos devem estar em pauta para garantir que as empresas continuem evoluindo com o tempo.
O PPI Brasil 2021 (Purpose Premium Index), desenvolvido pela InPress Porter Novelli em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), mostrou que:
- 90% dos clientes confiam mais em uma empresa com propósito.
- 88% preferem comprar de marcas que defendem algo maior do que produtos e serviços.
- 76% dizem perceber quando uma empresa age de forma contrária aos seus valores.
Além disso, características como ética, cultura, olhar para os colaboradores, cuidado com o meio ambiente e autenticidade são decisivos na hora de fazer negócio.
Prepare-se para possíveis crises investindo em inovações em marketing
Antes de tudo, usar o monitoramento, levantamento e análise de dados é importante para planejar e se preparar. Não sabemos quando pode surgir uma crise e essas informações ajudam a elaborar estratégias para responder com agilidade a cada uma delas.
As empresas contam com o apoio da tecnologia para monitorar seus processos internos e acompanhar o mercado e analisar o desempenho. Dessa forma, é possível levantar os dados necessários para uma tomada de decisão mais assertiva sobre possíveis soluções e oportunidades.
Concluindo, é praticamente impossível trabalhar sem o apoio dos dados nos dias de hoje.
Como se manter otimista em 2023 com as inovações em marketing?
Portanto, nos próximos anos, veremos empresas cada vez mais inovadoras, responsáveis e sustentáveis. Isso quer dizer que a tecnologia deve ganhar cada vez mais espaço, assim como o uso inteligente de dados em todas as etapas do negócio. Outro ponto que deve crescer são as metodologias ágeis, tornando cada área da empresa estratégica em sua essência.
O futuro parece promissor. Enfim, quer saber como se manter otimista? As inovações em marketing podem ajudar, mas a resposta para essa pergunta você confere na matéria publicada pelo Money Times. Leia mais.