Entenda como o marketing e a tecnologia podem caminhar juntos para proporcionar novas experiências ao consumidor e qual papel dos CMOs nesse cenário.
A transformação tecnológica impactou a relação das pessoas com as marcas e isso, certamente, afetou o marketing das empresas e a comunicação com seus consumidores. Nesse contexto, o relatório Chief Marketing Officer Leadership Vision 2022, realizado pelo Gartner, apresenta dados interessantes para os CMOs. Entre eles a importância da participação em eventos de tecnologia e marketing.
Por que participar de eventos de tecnologia e marketing?
A redução do budget de marketing nos últimos dois anos para um investimento maior na área de tecnologia é um fator importante. Os CEOs já estão de olho nas novas tendências para oferecerem mais que um produto ou serviço e sim uma experiência completa de consumo aos clientes, integrando os canais de venda, por exemplo.
Porém, de acordo com o relatório do Gartner, de 86% desses CEOs, apenas 46% irão ampliar o orçamento. A grande questão é: como os CMOs podem participar desse processo de transformação e agregar mais protagonismo para o marketing?
O que é o Web Summit?
O Web Summit é um evento que traz um panorama completo das tendências que envolvem as áreas de tecnologia e marketing com temas como a interação digital, a experiência do consumidor, abundância de canais, redes sociais, personalização, análise dos dados, entre outros.
Além de estar presente nesse e outros eventos da área, a resposta para essa pergunta também pode ser encontrada no estudo feito pelo Gartner que aponta três ações essenciais e estratégicas para os CMOs em 2023:
- rever o papel do marketing, visando mais flexibilidade;
- fortalecer o protagonismo e o poder de influência no ambiente digital;
- colocar em prática métodos mais adaptativos para reafirmar a importância do marketing para as empresas.
Quer entender melhor sobre cada uma dessas ações? O CMO da Brivia, Fábio Rios, fala mais sobre esse tema no portal Meio e Mensagem. Você pode conferir clicando aqui.