Conectar, engajar e gerar negócios. A tríade de assuntos que faz parte da rotina dos Chief Marketing Officers, independentemente do seu mercado de atuação, movimentou os eventos marketing, inovação e tecnologia ao redor do mundo neste primeiro trimestre de 2023.
Em outras palavras, o ano mal começou e as lideranças já precisam se movimentar para tentar se manterem atualizadas sobre os possíveis cenários e ficarem por dentro dos debates que estão acontecendo no mercado.
Como se preparar? Quais eventos escolher? Para responder a essas perguntas, preparamos um resumo deste primeiro trimestre ou dos 100 dias de inovação em que passamos pelo NRF, MWC e SXSW. Acompanhe!
Quais são os principais eventos de marketing em 2023?
Durante os 100 primeiros dias do ano, os desbravadores da Brivia iniciaram uma jornada de conhecimento e aprendizado pelos principais eventos de inovação ao redor do mundo.
O objetivo era encarar essa jornada desafiadora, compilar o máximo de informações e trazer a maioria dos insights para você, CMO. Veja mais sobre cada um desses eventos de marketing a seguir!
- NRF: Retail's Big Show 2023
Considerada a maior feira mundial voltada para o mercado varejista, a NRF Retail's Big Show acontece todos os anos em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Neste ano, ela aconteceu entre os dias 15 e 17 de janeiro e reuniu pessoas de diferentes países.
O encontro é reconhecido por ditar tendências e influenciar outros setores e reúne 40 mil pessoas todos os anos para discutir assuntos relacionados à inspiração, a conexões, tecnologia e performance no varejo.
Em 2023, a NRF tão aguardada por diversas empresas no Brasil e no mundo fez história. Veja os números do evento:
- cerca de 40 mil pessoas de 96 países participaram do encontro;
- aproximadamente 400 palestrantes apresentaram suas ideias inovadoras nos painéis do evento;
- aconteceram mais de 200 sessões de troca de insights;
- mais de 800 expositores apresentaram suas novas tecnologias;
- mais de 100 startups inovadoras e disruptivas participaram da edição 2023;
- empresas como Google, IBM, Calvin Klein e outras participam novamente do encontro.
São mais de 100 edições!
Nem todo mundo sabe, mas a NRF chegou à 113ª edição em 2023. Em mais de 100 anos de história, o evento passou por uma série de transformações, acompanhando também as mudanças no comportamento das pessoas e na sociedade.
Simone Biles: atleta e advogada foi um dos destaques
A renomada ginasta norte-americana participou de um painel comandado por Martine Reardon, diretora de marketing da NRF e vice-presidente executiva de conteúdo e estratégias para o varejo.
Durante o papo, Simone traçou paralelos entre o esporte e o mundo dos negócios, além de contar sua experiência como atleta e como aprendeu a nunca desistir.
Marcas conscientes e práticas ESG em pauta
As questões ambientais e o impacto causado pelas marcas do varejo no planeta foram amplamente discutidos ao longo do NFR 2023. Mais do que discurso, os clientes querem ver medidas efetivas das empresas que consomem, além dos resultados dessas iniciativas.
E isso vale também para as práticas sociais, como diversidade, equidade e inclusão. Grandes empresas, como L’Oreal, Walmart, Whole Foods Market e outras, destacaram em seu conteúdo a importância de investir estrategicamente na capacitação dos colaboradores para implementar um formato de gestão mais humano e flexível.
Essa percepção ainda é um desafio para muitas empresas. Por isso, marcas mais conscientes e preocupadas com o seu impacto na sociedade serão um tema bastante recorrente nos próximos anos.
Por que a NFR é importante para o CMO?
A NRF: Retail's Big Show é o principal evento de varejo do mundo e, por isso, ela deve fazer parte da agenda das lideranças de marketing das empresas que desejam entender o comportamento e os hábitos de consumo das pessoas.
Foi nela que a nossa viagem pelos 100 dias de inovação começou!
- Mobile World Congress 2023
Depois de Nova Iorque, partimos para Barcelona! Entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, nossos desbravadores exploraram o MWC 2023.
O GSMA Mobile World Congress é a combinação da maior exposição do mundo para a indústria móvel e conferência com chefes executivos das operadoras móveis, fabricantes de dispositivos, provedores de tecnologia, fornecedores e proprietários de conteúdo de todo o mundo.
O evento aconteceu na cidade catalã, contou com a presença de quase 90 mil pessoas e movimentou cerca de € 350 milhões.
Acompanhe os destaques e descubra por que esse evento precisa estar na agenda dos CMOs de todo o mundo. Veja os números:
- reuniu 88.500 visitantes, de 202 países;
- 56% dos participantes vieram de indústrias de telefonia móvel;
- a edição 2023 movimentou mais de € 350 milhões;
- o evento gerou 7,4 mil empregos temporários vinculados à feira;
- o programa ministerial do congresso, dedicado a conectar governos ao redor do mundo, reuniu 196 delegações de mais de 150 países — quase 70 ministros e mais de 100 reguladores;
- a próxima edição será realizada entre os dias 26 e 29 de fevereiro de 2024.
Barcelona continuará sendo a sede do MWC até 2030
A decisão da GSMA foi tomada após o entendimento de que a cidade catalã tem uma localização estratégica para atrair executivos globais do mercado de tecnologia e inovação.
O primeiro MWC em Barcelona aconteceu em 2006 e, desde então, criou uma série de programas e atividades que oferecem diversos benefícios para a região, assim como para o setor móvel do país.
Quais foram os temas que se destacaram durante o MWC 2023?
A expansão e o crescimento do 5G, novas tecnologias imersivas, as funcionalidades das APIs abertas e outras ferramentas e soluções que prometem mudar a maneira como as empresas pensam a experiência do cliente foram os temas mais discutidos durante o encontro.
Afinal, qual será o impacto dessas mudanças? Esse foi o principal questionamento durante o evento.
Por que o MWC deve fazer parte da agenda dos CMOs?
O Mobile World Congress é um dos eventos mais importantes do mundo para o setor de tecnologia e telecomunicações.
Portanto, é também uma oportunidade de conhecer os novos possíveis rumos, renovar seu networking, identificar oportunidades de negócios, analisar e acompanhar as tendências apresentadas por concorrentes são alguns dos motivos que tornam o MWC um evento primordial para um CMO.
- South By Southwest
O SXSW é um festival que une as pessoas em busca de conhecimento sobre as mais diversas áreas em constante evolução e que tangem a tecnologia. O evento que acontece em Austin, no Texas, traz inspirações e diferentes formas de inovar sempre com as pessoas no centro.
Descubra por que o SXSW precisa estar na agenda dos CMOs. Confira alguns números do evento deste ano:
- cerca de 1.400 apresentações musicais em 77 palcos;
- 285 projetos exibidos no Festival de Cinema e TV (em 2019, foram 234 projetos);
- mais de 40 mil experiências únicas durante o evento;
- foram mais de 5 mil palestras, ativações, experiências, muita tecnologia, pautas diversas, insights e novos horizontes;
- discussão sobre ChatGPT, Metaverso e Blockchain.
Como tudo começou?
O SXSW teve iníciono ano de 1987 como uma conferência de música e cresceu exponencialmente. A primeira vez que incluiu tecnologia, cinema, televisão e outros formatos de mídia foi sete anos depois, em 1994.
É quando a cidade de Austin para!
O evento todo dura aproximadamente 10 dias, tem a presença de cerca de 2.000 painelistas, palestrantes e artistas, apresentando-se em mais de 100 lugares diferentes espalhados por toda a cidade.
Prêmios, tendências e grandes nomes
O SXSW também possui diferentes premiações, como o prêmio de Melhor Filme Narrativo e Melhor Documentário do Festival de Cinema, assim como outros prêmios para inovação em tecnologia e mídia interativa.
Outra curiosidade sobre o SXSW foi a presença de muitos artistas e bandas que surgiram ou tiveram sua principal chance no evento, incluindo Amy Winehouse, John Mayer, James Blunt e The Strokes.
Essas são apenas algumas particularidades que fazem do festival um evento fascinante, que segue evoluindo e deve crescer mais a cada ano.
Por que é importante os CMOs participarem de eventos de inovação?
Por serem responsáveis por liderar as estratégias de marketing e conectar as outras áreas de uma empresa, os CMOs (Chief Marketing Officers) devem aproveitar grandes eventos de inovação para buscar inspiração e acompanhar as tendências de mercado.
A seguir, nós separamos alguns pontos positivos para colocar eventos como NFR, MWC e SXSW na sua agenda. Confira!
Oportunidades de fortalecer o networking e gerar novos negócios
É a chance de buscar parcerias e gerar novos negócios com parceiros internacionais. Nesses encontros, os CMOs podem conhecer startups e empresas inovadoras em estágios iniciais e ajudá-las a melhorar seus produtos e serviços, assim como expandir a base de clientes.
Atualizar-se sobre as tendências de marketing e tecnologia
Esses encontros são oportunidades para os CMOs se manterem informados sobre as tendências e novas tecnologias que surgem no segmento. Isso permite que essas lideranças ajustem suas estratégias de marketing e mantenham suas empresas relevantes no mercado.
Descobrir e aperfeiçoar as melhores práticas do mercado
Os departamentos de marketing das empresas são responsáveis pela experiência dos clientes e pela relação das marcas com as pessoas. Em outras palavras, é um setor que está em constante transformação, sempre acompanhando as mudanças no comportamento do consumidor.
Quando o CMO participa de um evento como esse, descobre diferentes formas de evoluir e transformar suas práticas, garantindo sua competitividade de mercado. Afinal, não há oportunidade melhor para se atualizar.
Acesso a informações para produção de conteúdo de valor
Esses encontros são inspiradores. As novas ideias e abordagens para a inovação e marketing que surgem ao longo das palestras e troca de ideias ajudam a entender novos cenários e buscar formas de oferecer conteúdo relevante para o mercado, em diferentes formatos.
A sua empresa pode se tornar uma referência para outras no mercado, ao mostrar formas de inovar e promover seus produtos e serviços, além de estimular novas ideias para o seu próprio negócio.
Aprender, inovar e transformar: aonde sua empresa pode chegar?
Em um mundo em que o relacionamento e a experiência fazem a diferença nos resultados da empresa, é fundamental que os CMOs tomem a frente nesse processo de inovação.
Ao comparecer nesses encontros, as lideranças expandem suas redes de contatos, obtêm insights valiosos e acompanham os lançamentos em tecnologia.
Tudo isso irá impactar não só nos resultados, mas também na maneira como as empresas se relacionam com os clientes e se posicionam no mercado. Então, se não puder ir, pelo menos acompanhe tudo o que aconteceu de mais importante.
Se quiser saber quais foram os principais assuntos abordados nos três primeiros grandes eventos de inovação do ano, assista ao X/Talk com o tema 100 dias de inovação, em que abordamos os destaques da NRF, MWC e SXSW para todo o ano de 2023. Confira!