O SXSW 2023 é um cardápio repleto de possibilidades! Porém, antes de ir com muita fome ao banquete, é importante saber direitinho qual conteúdo você planeja consumir e, assim, aproveitar ao máximo o sabor do conhecimento. Entre a diversidade cultural e a tecnologia, o evento que aconteceu em Austin, no Texas, trouxe diversos insights para quem acompanhou presencialmente ou pelo digital.
Tantos assuntos em diversos painéis encantaram Rafa Carminetti, Managing Director da Heads, um dos correspondentes do Brivia Group no SXSW, que escreveu um artigo delicioso para o Meio&Mensagem. A seguir, separamos os principais assuntos abordados por Carminetti. Confira!
Cultura latina se tornando cada vez mais global
Durante o painel “Latino/a/x Cultures & Media: Going Global”, a Dra. Jessica Retis, Diretora de Jornalismo da Universidade do Arizona, trouxe a importância de olhar para o mercado latino não apenas como segmentação, mas também como uma oportunidade de gerar valor à marca e criar oportunidades de negócios.
Segundo o relatório “Top Entertainment Trends for 2023”, apresentado pela Luminate no SXSW 2023, os gêneros que mais se destacaram no mercado ao longo do último ano foram latino e k-pop. Inclusive, a música latina é a que teve crescimento mais rápido em 2022, com destaque para o artista Bad Bunny.
Outro dado importante apresentado no estudo é que aproximadamente 37% dos consumidores das músicas latinas não têm origens hispânicas, e a maioria é millennial.
Os Estados Unidos se tornaram o segundo maior país de língua espanhola e, mesmo assim, a cultura latina é vista como uma parte do todo. Por isso, a Dra. Retis trouxe para o SXSW as realidades dessa cultura tão rica, além da importância de trabalhar a diversidade cultural na era da globalização da hiperconexão entre as pessoas.
Uso de dados sobre diversidade cultural nas empresas
Outro tema que Rafa Carminetti trouxe em sua análise foi a questão da importância da inteligência de dados para trabalhar a diversidade cultural nas empresas. O assunto foi amplamente discutido durante a palestra “Driving Diversity Forward with Data”, ministrada pela Dra. Tana M. Session.
Os participantes tiveram a oportunidade de aprender a importância da infraestrutura de dados e como qualificar essas informações por meio de avaliações anuais para entender questões organizacionais e de cultura das empresas.
As mulheres estão transformando a indústria tradicional
Por último, mas não menos importante, Carminetti destacou a palestra “How Female Leaders Disrupt Traditional Industries”, que abordou como a inovação liderada por mulheres, e as conquistas de startups de tecnologia fundadas por elas estão transformando setores tradicionais, como seguros ou finanças.
O debate foi mediado por Hedi Razavi e contou com a participação de Anna Bojic (Miss Moneypenny Technologies), Corinna Sinzig (Next Big Thing), Jana Schellong (Beams) e Bella Hughes (Better Sour & Roya Capital).
Cultura, conexão e inovação
Como pudemos ver, nessa edição de 2023, o SXSW trouxe um viés muito mais humano e cultural, mostrando como a tecnologia está mudando a vida das pessoas.
Reforçando a analogia que Rafa Carminetti usou em seu conteúdo publicado no Meio&Mensagem: é um prato cheio para quem tem fome de inovação. Confira o artigo completo!