Como o uso de novas tecnologias estão impactando a relação das lojas com os seus clientes e a entrega de valor na compra
Atualmente, com a transformação tecnológica e a evolução da internet, dificilmente encontramos algum negócio que não desfrute dos benefícios proporcionados pelas plataformas digitais.
Porém, diante da pandemia e da paralisação na venda física, a migração para o ambiente online se tornou mais que uma escolha e sim uma realidade e um meio de sobrevivência.
Passado esse período, o que o varejo pode esperar do digital?
Para responder essa pergunta é preciso compreender que apenas a presença de um negócio online não basta. Com acesso a muitas informações e cada vez mais exigentes, os clientes prezam mais pela experiência de compra do que pelo consumo, em si.
Por isso, a tecnologia pode ser a nova aliada do varejo para atrair, encantar e fidelizar os clientes. A partir da compreensão do comportamento, desejos e problemas dos consumidores é possível utilizar ferramentas digitais e tecnológicas, como a inteligência artificial, para obter dados e mapear as preferências de consumo, oferecer um atendimento personalizado e aproximar ainda mais o setor do público.
A tecnologia também se aplica ao estoque e organização do espaço físico, melhorando a gestão e aumentando a produtividade de um negócio. Assim, o físico e digital se complementam, ultrapassando a venda de produtos e entregando valor para os clientes.
Quer saber mais sobre experiência de compra e como o varejo pode usar a transformação tecnológica para fortalecer os dois ambientes? O Chief Strategy Officer e membro do conselho da Brivia, Roberto Ribas, abordou esse assunto na sua coluna para o portal Money Times. Você pode conferir clicando aqui.