Transformação Digital, Cultura Data-Driven, Metodologias Ágeis são pautas que ganham cada vez mais espaço nas empresas. Porém, antes de colocar tudo isso em prática, tente entender se o ambiente está preparado para a mudança. E aí entra o conceito de Digital Maturity Score (DMS).
A seguir, veja o que é DMS e como levar a inovação ainda mais longe. Acompanhe!
O que é maturidade digital?
É um índice que classifica e mostra a etapa ou estágio que uma empresa está em conhecimento ou implementação de tecnologias digitais. Em outras palavras, ele dá um ponto de partida para uma empresa que passa por um processo de Transformação Digital.
Uma empresa digitalmente madura tem mais agilidade e inteligência. Além disso, ela usa a inteligência de dados em diferentes áreas. É o que chamamos de Cultura Data-Driven. No entanto, chegar a esse estágio de desenvolvimento do negócio não é uma tarefa fácil. As empresas precisam se preparar.
Transformação Digital e Cultura Data-Driven estão conectadas. Uma não funciona sem a outra. É a partir dos dados levantados que o nível de maturidade do negócio evolui. Portanto, medir a maturidade digital ajuda a mapear a evolução de um negócio na sua jornada de digitalização.
Como calcular o Digital Maturity Score (DMS) da sua marca?
Agora, você já sabe o que é maturidade digital. Então, é hora de saber como mensurar o estágio da sua empresa. As métricas de tecnologia, processos e cultura ajudam a contextualizar o cenário. Com elas, é possível comparar os resultados e a evolução da nova estratégia.
Para organizar tudo isso de forma clara e direta, é importante saber:
- O que você precisa corrigir para tornar sua empresa mais digital?
- Existem oportunidades dentro da empresa? Como identificá-las?
- Qual é o melhor caminho para que minha empresa evolua digitalmente?
- O que eu devo priorizar nesse processo de evolução?
Vale lembrar que cada empresa evolui no seu tempo. Então, não adianta olhar para o concorrente e pensar que algo que deu certo com ele, funcionará com você. As análises mostram como o nível de maturidade reflete os resultados e o posicionamento no mercado.
Em seguida, com esses dados em mãos, a empresa pode definir um período para mensurar os resultados e depois organizar a gestão das informações. Essa visão mais completa dos dados ajuda a tomar decisões mais claras e assertivas.
Como a maturidade digital afeta suas vendas?
Primeiramente, os clientes estão cada vez mais conectados em redes sociais e outras plataformas. Uma pesquisa da NordVPN mostrou que os brasileiros se conectam às 8h33 da manhã e saem às 22h13 da internet. Em uma semana, as pessoas ficam até 91 horas conectadas.
Falando em redes sociais, o número também chama atenção. Além disso, o mesmo estudo mostrou que são gastas 10h35 nas redes sociais por semana. Ou seja, os smartphones se tornam uma das principais telas e fontes de informação na vida das pessoas.
Portanto, se a premissa do marketing e das vendas é "estar onde o seu cliente está", ir contra a digitalização pode fazer você perder boas chances de concluir um negócio. Isso impacta diretamente nas vendas e acaba influenciando nos resultados da empresa.
Dessa forma, não importa o mercado, os negócios que não se atualizarem podem se tornar menos competitivos dentro do seu setor. Você não vai querer a sua empresa ficar para trás no mercado, certo? Por isso, antes de começar um processo de digitalização, entenda o nível de DMS em que ela está.
Qual é a relação entre maturidade digital e a Metodologia BXM?
Para entender o nível de maturidade digital, a Brivia criou seu próprio Digital Maturity Score. Ele foi criado com base na Metodologia BXM (Brand Experience Management). Afinal, o objetivo é avaliar o quanto a empresa está pronta para enfrentar as mudanças de uma Transformação Digital.
O Digital Maturity Score permite à empresa:
- Ter um diagnóstico objetivo das principais fragilidades do negócio diante das exigências do contexto de transformação constante.
- Construir um roadmap de ações para acelerar seu processo de transformação.
- Priorizar e construir o seu plano de investimento.
Entender qual é o nível de maturidade digital da empresa ajuda o CMO a superar os desafios da sua gestão. A métrica não é só um ponto de partida, mas direciona a estratégia para evolução dos negócios.
Quais são os pilares do BXM Digital Maturity Score?
O Digital Maturity Score tem base em seis pilares que sustentam a digitalização do marketing nas empresas. Por isso, o foco é abordar as diferentes frentes de atuação do CMO e como elas podem gerar resultados no futuro. São elas:
Centralidade no cliente
Avaliar o quanto o negócio está preparado para atender as expectativas das pessoas. Isso vai além do entendimento sobre o setor e o tempo de mercado. Assim, é possível responder às demandas dos públicos e as conectar aos objetivos da empresa.
Cultura digital
Analisar a capacidade das organizações em desenvolver mecanismos de gestão flexíveis, interativos, horizontais e ágeis. Dessa forma, entender o quanto elas se adaptam com agilidade ao mercado e às preferências do consumidor, gerando vantagem competitiva.
Digitalização
Desde já, entender como a organização adota novas tecnologias com uma governança eficaz. Essa prática tem o objetivo de entregar operações automatizadas, escalonáveis e confiáveis.
Aprendizado orientado por dados
Em outras palavras, é avaliar quanto uma empresa consegue identificar e organizar todas as fontes de dados. Dessa maneira, é possível mapear se a estratégia é pautada pela inteligência de dados de forma sistêmica e pervasiva.
Oferta responsiva
Analisar o uso de métodos com foco no usuário, modelos preditivos, entendimento do contexto e colaboração do ecossistema de parceiros. Depois, conduzir um processo de criação e evolução do portfólio.
Propósito e Comunidade
Entender se o propósito está claro para conectar a marca com o público. Sobre a comunidade, avaliar a capacidade de criar grupos engajados com a proposta de valor, atraindo as pessoas.
Cada um desses KPIs (indicadores-chave de performance) visa a guiar as lideranças em marketing que querem implementar a Transformação Digital de forma efetiva.
Além disso, o Digital Maturity Score é uma referência para as outras lideranças da empresa. Os dados são usados para compreender o atual cenário e o quanto o processo de mudança é necessário.
Como melhorar o DMS da sua empresa?
Portanto, o Digital Maturity Score (DMS) é uma forma de mensurar o estágio em que a empresa está em relação à maturidade digital. A métrica também ajuda a entender o processo de evolução enquanto a digitalização acontece.
Com esses dados, as lideranças se organizam para planejar a Transformação Digital. Essa evolução abre as portas para novas tecnologias, além de trabalhar direto com a inteligência de dados em diferentes etapas da estratégia.
Para melhorar o DMS da empresa, os CMOs terão o desafio de apresentar um plano com base nas métricas de desenvolvimento. Com isso, as empresas podem colocar em prática a Transformação Digital a partir da tecnologia, dos processos e da capacitação de pessoas.
A implementação e análise constantes da maturidade digital levarão à evolução não só dos números e dos estágios, mas também dos resultados.
Por que a maturidade digital é importante para a empresa?
Como você viu, negócios digitais já fazem parte da vida das pessoas. Por isso, o nível de maturidade faz a diferença na busca por melhores resultados e para manter a empresa competitiva no mercado.
Saber o Digital Maturity Score é a melhor forma que o CMO tem de defender o quanto é importante começar a digitalização. Além disso, a métrica ajuda a entender o desenvolvimento da empresa nesse jornada de tecnologia.
Você quer saber seu DMS ? Então, use a calculadora desenvolvida pela Brivia e compartilhe o resultado com a gente.