Você já deve ter visto a gente falando sobre cultura data-driven em outros textos por aqui, não é? Embora não seja uma novidade, conseguir implementar essa visão nos processos e na rotina ainda é um desafio para as seguradoras.
Afinal, muitas empresas que conhecem o valor dos dados para o mercado ainda não sabem muito bem como utilizá-los. E isso vale tanto para otimizar processos quanto para criar soluções cada vez mais personalizadas para os seus clientes.
Falaremos mais sobre o tema a seguir, porém, antes é essencial entender como funciona a cultura data-driven em uma seguradora.
Inteligência de dados impõe novos desafios para as seguradoras
Em um mercado competitivo como o de seguros, tomar decisões rápidas faz toda diferença. Afinal, quando uma pessoa ou empresa contrata um serviço de uma seguradora, ela espera que o atendimento seja feito com agilidade. Não é mesmo?
No entanto, muitos líderes deste segmento ainda encontram dificuldades em implementar no dia a dia os quatro passos da Cultura Data-Driven já citados anteriormente aqui no nosso blog. E isso vale mesmo que eles saibam da importância do uso de dados na sua estratégia.
Segundo Ramana Bhandaru, Líder Global de Financial Services Insights & Data da Capgemini, apenas 18% das seguradoras possuem recursos técnicos, cultura e comportamento para apoiar programas que consigam extrair todo o potencial do crescente volume de dados.
Grandes empresas do mercado de seguros são as mais beneficiadas pelo uso estratégico dos dados
Essas grandes companhias que atuam no mercado de seguros estão em vantagem quando o assunto é o uso estratégico dos dados. Segundo uma pesquisa da Capgemini Research Institute, as grandes seguradoras apresentam três grandes diferenciais:
- 92% têm um órgão centralizado de governança ou facilitação de dados;
- 62% têm colaborações com as InsurTechs;
- 97% criaram interfaces abertas via APIs para permitir que terceiros acessem seus dados.
Tudo com o apoio da tecnologia. Entre os principais benefícios em produtos, processos e serviços, mais de 90% delas relataram prêmios mais altos, melhor índice combinado e pontuações mais fortes em NPS (Net Promoter Score) em comparação com apenas 50% de seus pares.
Outro ponto importante é que 61% delas tiveram adoção generalizada ou colheram benefícios transformacionais de suas iniciativas de dados, em comparação com apenas 16% das pequenas. Percebe o potencial?
Mas, como o uso da tecnologia, a inteligência e visão estratégica e o uso dos dados estão elevando o trabalho desenvolvido pelas seguradoras? Veja mais a seguir!
As seguradoras estão aproveitando os dados para evoluir processos e produtos
De acordo com o levantamento “The data-powered insurer: Unlocking the Data Premium at Speed and Scale”, da Capgemini Research Institute, as empresas que atuam no mercado de seguros estão evoluindo. O objetivo é utilizar a inteligência de dados para modernizar os processos e inovar, como:
1- Desenvolver novas soluções;
2- Criar serviços de valor agregado para engajar os clientes;
3- Permitir insights exclusivos sobre os riscos e seus preços.
E tem mais! O estudo também mostrou que 40% das seguradoras estão entrando em novos mercados, mudando da proteção para a prevenção e revisando as premissas atuariais. Tudo através do levantamento e análise de dados.
Além disso, 43% estão usando informações em tempo real para atualizar modelos atuariais, enquanto cerca de 33% usa para modelar novos riscos.
Quem começou, não parou mais: os novos investimentos em dados feitos pelas seguradoras
As seguradoras que já começaram a levantar e analisar dados para evoluir seus produtos e processos seguem investindo nesse trabalho. Um exemplo desse investimento é a criação de algoritmos de riscos que visualizam com agilidade e usam diversas fontes de dados para ingestão.
O estudo da Capgemini Research Institute também revelou que cerca de 43% das seguradoras atualizaram seus algoritmos de risco nos últimos dois anos. Com isso, 39% foram capazes de descrever sua seleção de risco e precificação com base em dados.
Mas como promover uma cultura de dados perene e que traga bons resultados? Existem algumas referências que podem ajudar, como:
1- Adotar formatos ágeis de trabalho;
2- Implementar soluções tecnológicas eficientes para cada problema;
3- Buscar capacitar funcionários em todos os níveis;
4- Atentar para a segurança.
Isso vale para seguradoras ou qualquer outro modelo de negócio. Quando existe uma cultura ágil, as equipes podem trabalhar ao lado de especialistas em dados para criar e testar novas ideias. Essa troca de experiências aliada à tecnologia e aos dados faz toda diferença.
A telemetria e o uso de dados nas seguradoras para apresentar novas soluções
É com a telemetria que as seguradoras conseguem aumentar sua frequência de interação e proximidade com os clientes. Fora que é possível oferecer serviços extras, aumentar sua lucratividade por meio da especialização e desenvolver uma melhor compreensão dos riscos.
Outro ponto positivo é entender o comportamento do cliente. Veja algumas soluções em que a telemetria foi importante:
Case Nationwide
A seguradora desenvolveu uma solução de seguro via telemetria, chamada SmartRide. A partir deste programa, a empresa utiliza um dispositivo conectado à porta para coletar informações de quilometragem e dados de comportamento do motorista.
Como resultado, os clientes recebem orientação e feedback com base em seu comportamento e podem ganhar desconto de até 40% para uma direção segura.
Case New York Central Mutual Insurance Company (NYMC)
A empresa introduziu um programa de telemetria chamado inControl. A partir dele, motoristas podem receber alertas de e-mail ou texto para monitorar travagens e acelerações bruscas nos veículos, bem como excesso de velocidade, tempos de direção não autorizados e locais de direção não aprovados.
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Viu, só? Os dados são fundamentais não apenas para tomar decisões mais assertivas, mas para implementar novas soluções para os clientes. Dessa maneira, se até hoje você ainda não implementou uma cultura de dados na sua empresa de seguros, já passou da hora.
Por isso, quando os líderes decidem trazer a inovação para dentro de suas empresas, essas mudanças devem fazer parte e serem intrínsecas à cultura. Como resultado, tudo se torna muito mais ágil, integrado, inteligente e tecnológico, otimizando custos e promovendo melhores resultados.
Agora que nós demonstramos como utilizar os dados na prática e mostramos para você um novo caminho para a Transformação Digital dentro da seguradora, o que você está esperando para implementar essas soluções? Entre em contato com a gente e saiba por onde começar.