Com a Cultura Data-Driven implementada e a inteligência de dados permeando todos os processos do marketing, é hora de dar o segundo passo: investir em automação consciente e inteligente para conquistar maior abrangência, sem perder qualidade e humanização na relação entre marca e cliente. Você sabe por onde começar?
Do planejamento, passando pelos processos internos até chegar aos canais de comunicação, todas essas etapas possuem diversos tipos de tecnologia que oferecem mais agilidade e capilaridade na atuação das equipes de marketing em diferentes mercados.
Para tirar suas dúvidas sobre a preparação para a mudança e quais soluções escolher, nós preparamos este artigo. Por meio de dicas, números e insights, queremos apoiar você nessa jornada de mudança. Veja mais a seguir!
O que é automação de marketing?
Automação de Marketing é uma forma de entender e atuar de maneira personalizada e escalável com as pessoas que interagem com a sua empresa por meio dos seus diferentes canais digitais, como e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens, entre outros.
Muitas pessoas ainda têm visões distorcidas sobre o trabalho de automação de marketing. Em primeiro lugar, não é disparo de e-mails sem qualquer filtro ou simplesmente agendar posts em qualquer rede social.
É utilizar a tecnologia para captar os dados necessários e fazer a leitura sobre em qual estágio de compra o seu lead se encontra e que tipo de mensagem é interessante para determinada pessoa.
Quais são os benefícios da automação para o marketing?
Ao investir em automação, a empresa possibilita um aumento em suas vendas e receita, diminuição do custo de aquisição de clientes (CAC) e melhoria dos seus índices de retenção.
Esse último tópico, inclusive, é essencial, pois ele abrange uma relação que pode fazer com que o seu cliente se torne um advogado da sua marca, promovendo os seus serviços. Quando implementada, ela potencializa diferentes pontos da sua estratégia, como:
- Nutrição de leads que não estão preparados para a compra, estabelecendo um relacionamento eficiente desde o começo de sua jornada.
- Utiliza os dados para obter mais eficiência no funil. Você consegue enviar a mensagem ideal no momento certo para o cliente.
- Menos trabalho recorrente e mais agilidade. O trabalho manual no relacionamento é apoiado pela tecnologia, o que torna tudo muito mais estratégico.
- Os vendedores recebem leads mais preparados e com mais informações para fechar negócio. Com as informações captadas, é possível fazer uma abordagem mais próxima e humanizada, aumentando a chance de conversão.
- Monitoramento em todas as etapas proporciona direcionamentos e decisões mais assertivas em todo o processo. Os relatórios se tornam muito mais completos e inteligentes, agregando valor à área de marketing e tornando-a muito mais estratégica.
Para aproveitar cada um desses benefícios, a sua empresa precisa se planejar. Automação de Marketing precisa de ferramentas, capacitação e mudanças na cultura da empresa, o que envolve investimento.
Por isso, para garantir que o projeto seja aprovado e ver a mudança acontecer o mais breve possível, a metodologia deve estar no planejamento do próximo ano. Agora que você tem as principais informações prévias, vamos para a parte prática?
Como fazer a automação em marketing acontecer?
A Automação de Marketing é uma das ferramentas utilizadas no Brand Experience Management (BXM), como já falamos aqui no blog, mas ela só pode começar se a empresa tiver o Data-Driven Marketing estabelecido. Veja o passo a passo para tornar essa estratégia realidade na sua empresa:
1. Defina qual será a estratégia e as métricas que vão medir sua campanha
Resolver um problema, vender um produto ou serviço, engajar o público ou defender uma causa? Contar com objetivos claros e definidos é fundamental. Com essas informações o trabalho se torna mais eficiente e é mais fácil mensurar os resultados.
2. Escolha as ferramentas necessárias para atender as necessidades da sua empresa
Esses recursos são essenciais para garantir que a automação funcione como planejado. Lembre-se de treinar e capacitar os colaboradores para extrair o máximo potencial delas.
3. Estabeleça as réguas de comunicação e os gatilhos mentais
A automação só funcionará se o lead converter da maneira estabelecida no planejamento. Portanto, ao usar essa estratégia, defina esse ponto de entrada do potencial cliente no seu fluxo.
4. Selecione os canais de interação e crie mensagens humanizadas
E-mails, redes sociais ou aplicativos de mensagens. Depois que o lead entrar no fluxo de automação, a empresa deve pensar em formas de conversar com ele, sem gerar ruído ou ser inconveniente. A definição dos canais e as mensagens são fundamentais para manter esse relacionamento vivo.
5. Ofereça conteúdo relevante para o seu lead
Isso pode variar de acordo com a fase da jornada de compra que ele se encontra. Quanto mais próximo do fundo do funil ele estiver, mais preparado para tomar a decisão ele se encontra.
Um estudo recente do LinkedIn mostrou que 95% dos clientes com quem a sua marca interage ainda não está pronta para fechar negócio. A oferta deve chegar aos outros 5%. Veja mais sobre a regra 95-5 aqui.
6. Use fluxos de nutrição, mantenha-se por perto
Use a automação para sempre se manter próximo do seu cliente, oferecendo insights, dicas, estudos e outros conteúdos relevantes. A análise de dados é fundamental para entender em qual etapa ele está e como essa interação deve evoluir ao longo do tempo.
7. Procure medir os resultados para fazer os devidos ajustes
Seguindo a Cultura Data-Driven no Marketing e também o que diz o BXM, é fundamental acompanhar todos os processos e monitorar os resultados. Os dados são fonte de informações importantes para definir os próximos passos racionalmente, eficiente e inteligente.
Como colocar a automação de marketing em prática?
Para desenvolver relacionamentos personalizados, é preciso utilizar tecnologias que automatizam ações e processos para aumentar a eficiência e a escalabilidade das ações de marketing. Você sabe se a sua empresa está no nível de maturidade digital para implementar essa estratégia e aproveitar ao máximo os seus resultados?
Para ajudar as empresas a fazerem essa autoavaliação, a Brivia desenvolveu o BXM Digital Maturity Score, com base nas premissas da Metodologia BXM (Brand Experience Management), que avalia de forma objetiva o quanto o negócio está preparado para o novo cenário de transformação.
A partir de perguntas como:
- Existe uma régua de relacionamento que automatize interação entre a empresa e seus stakeholders?
- A empresa utiliza chatbots?
- Há processos transacionais sem a necessidade de intervenção humana?
- É possível entregar mensagens personalizadas de forma massiva?
Nós, da Brivia, sabemos qual é o caminho para digitalizar o marketing da sua empresa e podemos mostrá-lo a você. Podemos oferecer a melhor solução para a empresa, apoiando toda a sua jornada de Transformação Digital do Marketing. Quer saber por onde começar? Entre em contato com a nossa equipe. Conte conosco!